Por que os carros elétricos ficarão MAIS CAROS no Brasil? Entenda os motivos

Confira os detalhes sobre a atual discussão sobre o valor dos carros elétricos e por que esses modelos devem ter aumento futuramente.

Segundo Uallace Moreira, secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) em uma entrevista para a Reuters, nos próximos três anos, o Brasil deve retomar a cobrança de Impostos de Importação (II) para os carros elétricos.

Em sua declaração, Moreira indica que os impostos sobre os carros elétricos devem subir gradativamente até atingir a marca dos 35%.

Atualmente as medidas a serem tomadas estão sendo discutidas no governo para estipular o cronograma e os prazos para a instauração dessa mudança.

Qual a motivação para a cobrança a mais de impostos desses veículos?

Após a importação de veículos elétricos ter seus impostos zerados a partir do ano de 2015, hoje a ideia é voltar com essa cobrança. O objetivo é estimular a produção e venda local de tais veículos após a chegada de produtores ao Brasil.

“O que podemos fazer para estimular a produção local? Tornar as importações um pouco mais difíceis e caras”, declarou Uallace Moreira.

Além disso, o secretário reforça que tal medida também foi instaurada em outros países depois da chegada de empresas da produção de veículos elétricos.

(Imagem: divulgação)

A medida visa ainda fortalecer o comércio de automóveis elétricos por produtoras como a BYD e GWM, que entraram recentemente no mercado nacional.

Com a instauração da nova tecnologia, outras empresas como a Caoa Chery e Jac Motors também começaram a investir pesado na transição da combustão para a eletrificação.

Defesa da cobrança de Impostos de Importação de carros elétricos

Em uma coletiva realizada no último dia 6, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Márcio de Lima Leite, defendeu a volta dos impostos. Segundo ele, a ideia é reforçar a competição entre as empresas de produção local com preços mais atrativos.

Para ele, a cobrança dos Impostos de Importação sobre carros elétricos no Brasil deve fortalecer a indústria nacional e ajudar em seu desenvolvimento.

Isso vai impactar positivamente a mudança das frotas utilizadas pelos brasileiros e reduzir a emissão de gases tóxicos dos veículos a combustão.

As recém-chegadas BYD e GWM investiram na compra de instalações no Brasil, localizadas em Camaçari (BA) e Iracemápolis (SP), com o objetivo de fabricar veículos elétricos de origem nacional. Anteriormente, tais instalações estavam sob a propriedade da Ford e da Mercedes-Benz.

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