Por que os dentes ficam amarelos?

Enquanto celebridades e modelos podem ostentar dentes brancos perolados, os sorrisos da maioria das pessoas são um pouco mais amarelado.


Enquanto celebridades e modelos podem ostentar dentes brancos perolados, os sorrisos da maioria das pessoas são um pouco mais amarelado. Mas isso não deve ser muito surpreendente.

Muitas coisas podem afetar a cor de seus dentes e transformá-las na temida tonalidade amarelada. Isso pode fazer com que algumas pessoas se sintam constrangidas com sua aparência e hesitem em sorrir.

Uma cor dentária anormal é considerada qualquer outra cor que não seja branco ou branco amarelado, de acordo com a National Library of Medicine dos EUA.

A maioria das causas de descoloração dentária se divide em duas categorias principais: manchas extrínsecas e intrínsecas. O amarelecimento também pode ser causado por uma ampla gama de fatores de saúde, do uso de medicamentos à escovação inadequada.

Manchas extrínsecas

Manchas extrínsecas afetam a superfície do esmalte. É a camada mais externa e dura dos dentes. Essas manchas geralmente podem ser removidas ou corrigidas.

“A causa número 1 de dentes amarelados é o estilo de vida”, disse o Dr. Justin Philipp, da J. Philipp Dentistry, em Chandler, Arizona. “Fumar, tomar café e chás são os piores fatores”.

O alcatrão e a nicotina no tabaco são substâncias químicas que podem causar manchas amareladas na superfície dos dentes. Como regra geral, qualquer comida ou bebida que possa manchar roupas também pode manchar seus dentes.

Então, é por isso que alimentos e bebidas de cor escura, incluindo vinho tinto, colas, chocolate e molhos escuros podem alterar os dentes. Além disso, algumas frutas e vegetais têm o potencial de manchar os dentes.

Esses itens são ricos em cromógenos, substâncias produtoras de pigmentos que podem aderir ao esmalte dos dentes. Picolés e doces são outros alimentos que provavelmente mancham os dentes.

Alimentos e bebidas ácidas podem promover manchas por erosão do esmalte dos dentes. Eles facilitam a retenção de pigmentos nos dentes. A falta de cuidados com os dentes, como escovação e uso de fio dental inadequados, e a falta de limpezas dentárias regulares podem impedir a remoção de substâncias produtoras de manchas.

Manchas intrínsecas

As manchas intrínsecas ocorrem dentro da estrutura interna do dente, chamada dentina. Isso torna essas manchas mais difíceis de serem removidas. Numerosos medicamentos podem causar manchas intrínsecas nos dentes. Antibióticos como tetraciclina ou doxiciclina causam esse efeito em crianças com dentes em desenvolvimento.

As mulheres que tomam tetraciclina após o quarto mês de gravidez ou durante a amamentação, podem fazer com que a criança tenha dentes de leite amarelos, de acordo com a Mayo Clinic.

Passar por tratamentos de quimioterapia pode resultar em manchas intrínsecas. Mesmo algumas drogas relativamente comuns, como anti-histamínicos, antipsicóticos e medicamentos para pressão sanguínea, podem às vezes amarelar os dentes.

Embora o flúor possa ser benéfico para os dentes, fortalecendo o esmalte e prevenindo o apodrecimento, obter muito do mineral não é bom para a cor dos dentes. A fluorose, que resulta de quantidades excessivas de flúor, pode causar listras brancas fracas ou manchas marrons nos dentes.

Causas Adicionais

Além de manchas, algumas outras causas de dentes amarelados incluem genética, idade, doença e ferimentos. Há muitas razões pelas quais algumas pessoas são mais propensas a ter uma coloração amarela nos dentes.

A doutora Edita Outericka, diretora odontológica da Dynamic Dental, em Mansfield, Massachusetts diz que “a principal razão é a genética.”

A dentinogênese imperfeita e a amelogênese imperfeita são dois distúrbios hereditários que causam o desenvolvimento inadequado dos dentes e podem causar o amarelamento”. A hereditariedade é também a razão pela qual alguns indivíduos têm esmalte dentário naturalmente mais brilhante ou mais espesso do que outros.

Você pode simplesmente nascer com dentes que parecem mais amarelos (ou mais brancos) em comparação com os dentes de outras pessoas, disse Outericka. Parte disso tem a ver com a espessura do seu esmalte, que é semi-translúcido. Se você tiver uma fina camada de esmalte, a verdadeira cor da sua dentina naturalmente amarelada aparecerá.

Prevenção e tratamento

A melhor prevenção para os dentes amarelos é prestar atenção ao que você come e bebe, e não fumar. Você também deve praticar uma boa higiene dental e visitar um dentista pelo menos duas vezes por ano.

A causa mais facilmente reparada dos dentes amarelados é a falta de higiene bucal. Quando a placa bacteriana (uma película de bactérias que se forma nos dentes) e o tártaro se acumulam, podem fazer com que os dentes pareçam amarelos.

“É melhor ter seus dentes limpos regularmente por um profissional”, disse Outericka. “Isso ajudará a remover manchas. Se você não for feliz com a cor dos dentes, consulte um dentista. “Existem vários tratamentos que podem levar a um sorriso branco e brilhante”, Disse Outericka.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More