Térbio

O térbio é um metal de terras raras e branco-prateado. O elemento nunca é encontrado na natureza como o elemento livre.

0

O térbio (símbolo químico Tb, número atômico 65) é um metal de terras raras e branco-prateado. O elemento nunca é encontrado na natureza como o elemento livre. Está contido em muitos minerais.

Por exemplo, ocorre em cerita, gadolinita, monazita, xenotima e euxenita.

História

O térbio foi descoberto em 1843 pelo químico sueco Carl Gustaf Mosander. Ele o detectou como uma impureza em óxido de ítrio. Foi nomeado em homenagem a uma aldeia Ytterby na Suécia. Não foi isolado em forma pura até o recente advento das técnicas de troca iônica.

Ele é classificado como um elemento de terras raras. O termo “raro” é enganador porque o térbio é mais comum que metais como prata e mercúrio. O nome “terra rara” significava outra coisa para os primeiros químicos.

Essa descrição foi usada porque os elementos de terras raras eram muito difíceis de separar um do outro. Eles não eram “raros” na Terra, mas eram “raramente” usados ​​para qualquer coisa.

Características notáveis

O térbio é um metal de transição interno (ou lantanídeo). Ele se encontra no período seis da tabela periódica, entre gadolínio e disprósio. É maleável, dúctil e macio o suficiente para ser cortado com uma faca.

É razoavelmente estável no ar e existem dois alótropos de cristal, com uma temperatura de transformação de 1.289 °C.

Aplicações

O térbio é usado para produzir fluoreto de cálcio, tungstato de cálcio e molibdato de estrôncio. Eles são usados ​​em dispositivos de estado sólido. Além disso, de sódio térbio borato é utilizado em dispositivos de estado sólido.

O elemento é um estabilizante cristalino de células de combustível que operam em temperaturas elevadas, juntamente com o óxido de zircônio. Também é usado em ligas para a produção de dispositivos eletrônicos.

Seu óxido é usado em fósforos verdes em lâmpadas fluorescentes e tubos de TV a cores.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.