Sonzinho que acalma o coração: Por que os gatos ronronam?
Estudos apontam que o ronronar dos gatos surge inicialmente como uma forma de se aproximar de suas mães.
Não há nada que um cuidador de gato goste mais do que sentir o seu animalzinho a ronronar ao seu lado. Geralmente, subentende-se que o pet faz isso porque está feliz.
Entretanto, apesar de essa afirmação conter um fundo de verdade, trata-se algo bem mais complexo e que envolve questões extintivas e evolutivas. A seguir, saiba por que os gatos ronronam.
Os gatos ronronam por ser mais seguro
Algo muito interessante sobre o ronronar é que apenas os felinos conseguem fazer isso na natureza. Esse som representa a vibração do animal ao inspirar e expirar, porém de forma totalmente única quando em comparação com os demais animais.
Dentro de uma perspectiva evolutiva, compreendemos que os gatos desenvolveram essa habilidade por sobrevivência.
No caso, os cientistas notaram que os gatos nascem cegos e surdos, de modo que não conseguiriam se conectar com o mundo externo se não fosse pelo ronronar. Mais precisamente, os gatos conseguem identificar sua mãe pelo ronronar que ela emite e assim aproximar-se mais dela e reconhecê-la nos primeiros dias de vida.
Ademais, vale considerar que, no contexto de selva ou natureza, os gatos precisam fugir de predadores assim como os demais. De certa forma, o ronronar os protege, já que é possível estabelecer uma comunicação do filhote com a sua mãe de forma quase inaudível para os demais predadores.
Eles fazem isso apenas quando estão felizes?
Atualmente, as pessoas simplesmente acolheram o entendimento de que os gatos apenas ronronam quando estão felizes ou confortáveis. No entanto, essa afirmação não é verdadeira.
De fato, os gatos podem ronronar para expressar felicidade ou conforto. Contudo, essa não é a única situação em que isso acontece para os felinos.
Os gatos também podem ronronar como uma forma de buscar se tranquilizar. Seria como uma meditação própria que eles utilizam em momentos estressantes para tentar manter a calma. Da mesma forma como os seres humanos tentam controlar a respiração em uma situação ruim apenas para conseguir não se desesperar.
Comentários estão fechados.