Foi revelado o mistério da altura das portas dos banheiros coletivos
Algumas curiosidades só se tornam interessantes quando são comentadas, então saiba mais sobre a razão que motiva as portas de banheiros coletivos não irem até o chão.
Será que foi uma tendência que viralizou com algum acontecimento, ou é apenas um padrão estabelecido para as empresas pelas normas regulamentadoras? Talvez você nunca tenha se dado conta de que há um padrão nas portas de banheiro público, mas há. Saiba agora o motivo exato dos banheiros coletivos do Brasil não terem as portas completas.
Leia mais: Principais mistérios relacionados a filmes que NUNCA foram solucionados
Mistério revelado!
Abaixo você fica sabendo o porquê dos banheiros coletivos não terem as portas até o chão:
É desconfortável?
Muitas pessoas admitem se sentirem desconfortáveis ao usar banheiros públicos. Isso acontece porque a quantidade de pessoas que frequentam este ambiente é muito grande, despertando determinadas inseguranças, como o risco de proliferação de bactérias. Por isso é comum as pessoas optarem por não usar banheiros de shopping e rodoviária, e, mesmo quando utilizam, evitam encostar no vaso sanitário.
Qual o segredo?
Para banheiros compartilhados ou com cabines individuais, os estabelecimentos comerciais aderem a padronização de segurança. Tudo tem uma lógica. A altura da porta que deixa os pés à mostra, é classificada como um mecanismo para evitar problemas, pois, se alguém ficar preso, poderá sair por baixo e terá melhores chances para pedir ajuda. Outra vantagem desta característica está relacionada à circulação do ar, que evita o mau cheiro e facilita a limpeza dos colaboradores.
O que diz a norma regulatória?
A Norma Brasileira Regulamentadora 9050 (NBR 9050), trata sobre acessibilidade de edificações e estabelece os parâmetros técnicos das construções. No que diz respeito aos banheiros públicos com divisórias, regulam que sua abertura esteja em conformidade. Para isso precisam ter um espaço, visando ressaltar os fatores acima, como também garantir a privacidade dos usuários, evitando constrangimentos, uma vez que a lacuna permite ver se o espaço está ocupado.
Gostou de saber sobre esta curiosidade? Em nosso site você encontra outros artigos interessantes para se informar sobre os fatos. Fique à vontade para explorar e aproveite!
Comentários estão fechados.