MEC oferece mais de 30 mil vagas em cursos técnicos online e gratuitos

Plataforma de cursos EAD oferecida pelo MEC reúne cursos técnicos nas áreas administração, logística, meio ambiente e outros. Confira!

0

O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza 31,7 mil vagas para cursos gratuitos na modalidade a distância (EaD). São qualificações de nível profissional e técnico, que podem ser acessadas e feitas durante a quarentena.

A iniciativa, que integra o Programa Novos Caminhos, foi criada em parceria com instituições públicas de ensino do país.

Por meio do projeto, é visado o estímulo ao empreendedorismo, via ensino profissional e tecnológico.

A previsão é de que até 2021, sejam abertas 78 mil vagas em diferentes cursos, nas modalidades presencial e a distância.

Plataforma do MEC oferece cursos gratuitos online

A plataforma de formações oferecida pelo MEC reúne cursos técnicos nas áreas administração, logística, meio ambiente e outros.

O acesso é feito pelo site do programa. Ao acessar, basta indicar estado, município, modalidade EaD e o nível de escolaridade. Em seguida, as instituições cadastradas e os cursos disponíveis serão evidenciados na tela.

São cursos completos, com carga horária média de 800 horas. Também há cursos de programação, gestão e outras áreas, com duração de 160 horas.

Programa Novos Caminhos

O Programa Novos Caminhos, do MEC, tem o objetivo de atuar junto ao desenvolvimento constante de novas tecnologias. Também junto a processos produtivos e relações comerciais e sociais.

“Um contexto que demanda tanto competências técnicas específicas da ocupação (hard skills) como também outras (soft skills), tais como criatividade, capacidade de trabalho em equipe e adaptação, construção de soluções e atuação com autonomia”, aponta o site do projeto.

Segundo o programa, a oferta de cursos no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica deve estar sempre alinhado com demandas do setor produtivo. Além disso, é salutar que atuem junto à política de emprego e renda, a fim de garantir resultados reais.

“O investimento em qualificação forma profissionais que sejam rapidamente integrados ao mundo do trabalho”, acrescenta o texto de apresentação do projeto.

De acordo com o programa, esse alinhamento auxilia, ainda, na identificação de novas demandas e ajuda a forma postos de trabalho e mão de obra qualificada.

Confira também: Plataforma oferece 10 cursos totalmente gratuitos e com certificado

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.