Tem perigo consumir a parte ‘boa’ de uma fruta mofada?
Especialistas não recomendam comer a parte boa das frutas que estavam mofadas por motivos de saúde.
Mesmo que a parte mofada da fruta seja retirada, especialistas recomendam não comer o restante dela, pois o apodrecimento também pode estar contido nas partes não visíveis. Isso se deve ao fato de que o mofo pode produzir substâncias invisíveis que prejudicam a saúde. Essa orientação é importante principalmente para crianças, idosos ou pessoas com sistema imunológico comprometido.
Leia mais: 7 alimentos que você NÃO deve armazenar na geladeira
Saiba por que você não deve consumir a parte “boa” de uma fruta mofada
Veja abaixo a lista de motivos e as explicações para evitar o consumo de frutas que apresentam mofo.
1. Há perigo no mofo das frutas?
Segundo Uelinton Pinto, professor da USP, alguns fungos podem causar câncer ou intoxicação devido à produção de microtoxinas. Já a professora da UFMG, Roseane Batitucci Passos de Oliveira, destaca que mesmo mantendo a parte boa visível, ainda assim podem haver fungos microscópicos, o que poderá causar sintomas mais longos.
2. Uma fruta ruim poderá afetar as demais que estão ao redor dela?
Nem sempre quando há uma fruta embolorada todas as outras também estarão, pois algumas não irão ter iniciado o processo de deterioração. Já quando o morango fica mole, por exemplo, isso ocorre devido à produção de enzimas pectinolíticas, e nesse caso deve ser descartado por inteiro.
3. De que forma as frutas se contaminam?
De acordo com pesquisas, existem por volta de 300 mil espécies de fungos, sendo os mofos e bolores do grupo filamentoso. Devido a uma das formas dos fungos se propagarem, seja pelo ar ou pelo contato, uma fruta em condições não tão boas pode, sim, contaminar as demais que estão por perto.
4. O que interfere na deterioração ocasionada pelos fungos?
As cascas e películas das frutas são componentes fundamentais para funcionar como barreira de acesso aos fungos nas partes nutritivas. Já quando as frutas caem no chão, por exemplo, há a possibilidade delas ficarem mais acessíveis ao fungo, o que aumenta o processo de deterioração.
5. Há uma maneira correta de comercializar as frutas?
É importante observar na hora da compra se as frutas estão em temperaturas adequadas. Os estabelecimentos devem estar atentos aos requisitos de qualidade e identidade como, por exemplo, se elas estão:
- Limpas;
- Inteiras;
- Firmes;
- Isentas de odores estranhos.
É bom lembrar que uma boa higienização das frutas e deixá-las secar antes de serem armazenadas em casa são etapas muito importantes para que elas durem mais tempo.
Comentários estão fechados.