Posso oferecer leite para meu cachorro? Descubra agora!

O consumo de leite por animais pode trazer algumas complicações, devido à insuficiência de lactase no organismo dos bichinhos.

O consumo de leite por humanos é bem conturbado, visto que muitas questões são levantadas sobre ele ser um alimento benéfico ou prejudicial à saúde. Esse consumo teria iniciado quando nós começamos a domesticar animais.

Desse modo, nosso organismo passou por mudanças evolutivas que nos possibilitaram consumir esse alimento diariamente. Assim, hoje o leite é considerado como a principal fonte de cálcio para o ser humano e, em geral, pode ser ingerido sem maiores problemas. Mas, e para os pets? O consumo de leite é saudável?

Veja mais: Caminha pet com mau cheiro: confira dicas infalíveis para a limpeza deste objeto

Posso dar leite para os meus pets?

De acordo com a médica veterinária Ana Rita Carvalho, oferecer leite para os pets após o período de desmame pode ser prejudicial. Assim como os humanos, o organismo dos cães e gatos também perde a capacidade de produzir a enzima lactase, responsável pela quebra da lactose, que é o açúcar do leite. Com isso, a digestão fica mais difícil e pode provocar doenças.

Segundo veterinários, as reações provocadas pelo consumo de leite por animais de estimação são ruins. Elas estão relacionadas com o fato deles não estarem acostumados e isso pode levar a quadros sérios de gastrite no animal.

Por que não acrescentar leite na alimentação do cachorro?

Além de causar problemas intestinais no seu pet, o consumo de leite também pode ser responsável por adicionar calorias dispensáveis ao animal, provocando o aumento do peso e dos níveis de colesterol.

Mesmo que seu bichinho pareça não ter alguma reação a lactose, é importante evitar o leite. Ao invés disso, opte por alimentos de origem vegetal, como frutas e legumes. O mercado também disponibiliza uma variedade de petiscos à base desses alimentos. Que tal aproveitar?

Existe algum leite apropriado para cães?

Caso você tenha um filhote e a mãe o desmamou antes do tempo, é possível encontrar um leite substituto em alguns petshops. Por fim, vende-se também as papinhas em pó, que devem ser misturadas em água morna até obter uma consistência pastosa. Estas são opções rápidas, práticas e bem nutritivas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More