Possui um destes 20 sobrenomes? Seus antepassados podem ser alemães
Sobrenomes alemães frequentes no Brasil de hoje.
A herança de sobrenomes alemães no Brasil é um reflexo direto da imigração alemã que ocorreu durante o período de colonização. Ao chegarem no Brasil, incentivados pela promessa de terras férteis para agricultura, muitos imigrantes alemães se viram desapontados com a realidade. Por conta disso, grande parte deles se estabeleceu na região Sul do país, trabalhando arduamente para acumular recursos suficientes e adquirir suas próprias propriedades.
Consequentemente, alguns sobrenomes que se originaram na Alemanha são bastante comuns no Brasil atualmente. Fica a questão: será que o seu está entre esses nomes, alguns dos quais pertencentes a personalidades significativas da história alemã?
1. Becker
Becker, Bäcker e Baecker são sobrenomes que indicam a profissão de padeiro. O termo Becker é também derivado da palavra alemã becher, significando “xícara” ou “cálice”.
2. Brand
Com as alternativas Brandt e Brant, esse sobrenome desembarcou em terras brasileiras no século XIX. Acredita-se que seja derivado do antigo nome próprio nórdico, Brandr, interpretado como “filho da lâmina” ou “filho da chama”.
3. Gräf
Gräf é um sobrenome que vem de um título nobre alemão equivalente a conde, chamado de graf, e significa “contagem”.
4. Gruber
Este sobrenome é bastante popular na Áustria e tem suas raízes na língua alemã, especificamente na palavra do alto alemão médio ‘gruobe’, que se traduz como ‘fosso’. A atribuição do nome geralmente está relacionada a uma pessoa que residia em um local de terreno deprimido ou vazio.
5. Hoffmann
O sobrenome Hoffmann, de origem alemã, foi derivado de uma profissão. Proveniente das palavras médio alto alemão ‘hoveman’ e médio baixo alemão ‘hofman’, o termo abrange várias ocupações, incluindo gerente de uma fazenda ou propriedade rural.
6. Klein
Este sobrenome alemão e holandês Klein é uma denominação para pessoas de baixa estatura, significando “pequeno”. Ele provém do termo alemão klein ou do iídiche Kleyn. O renomado estilista Calvin Klein carrega este sobrenome.
7. Krause
A família Krause alemã chegou ao Brasil por volta de 1870, no Espírito Santo. Devido a isso, o sobrenome se popularizou na região. Como uma variante do sobrenome Kraus, a partir do termo germânico krus, significa “encaracolado”, referindo-se às pessoas de cabelo encaracolado.
8. Kuhn
O sobrenome Kuhn é bastante popular em famílias brasileiras e deriva do nome germânico Conrado, possivelmente significando “filho do conselheiro prudente”.
9. Ludwig
Comum em Porto Alegre, especialmente no Rio Grande do Sul, o sobrenome Ludwig deriva do nome próprio Ludwing, equivalente a Luís em português. Significa “filho do combatente glorioso”, “filho do ilustre guerreiro” ou “filho do célebre na guerra”.
10. Müller
Müller, sobrenome trazido ao Brasil por Peter Müller no final do século XIX, significa “moleiro” ou “moleira”, ou seja, alguém que trabalha ou é dono de um moinho.
11. Rech
Rech é um sobrenome de origem alemã com diversos significados. Ele pode referir-se à região “Riche” na França, ou ser um nome patronímico que significa “filho de Richard”.
12. Ritter
O sobrenome Ritter é de descendentes germânicos concentrados principalmente no Rio Grande do Sul. Vem do termo do alto-alemão médio riter, que quer dizer “cavaleiro”.
13. Rockenbach
Este sobrenome alemão é considerado de origem habitacional. Esses tipos de sobrenomes são derivados do local onde o primeiro portador do nome vivia, ou seja, eles fazem referência ao nome da cidade ou vila de residência. Especificamente, o sobrenome Rockenbach sugere que seu detentor original era um residente de “Rockenbach”.
14. Ruschel
Ruschel é um sobrenome popular entre os descendentes alemães no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul. Significa “desgrenhado”, “despenteado” ou “rápido”.
15. Scherer
Scherer, sobrenome popular entre descendentes alemães no Brasil, também é comum na Áustria e na Inglaterra. Significa “cisalhar” ou “aquele que corta”, associado a pessoas que cuidavam da tosa de ovelhas ou cortavam excessos em tecidos acabados.
16. Schmidt
Schmidt, que significa “ferreiro” ou “metalúrgico”, é um dos sobrenomes alemães mais comuns tanto na Alemanha quanto entre os descendentes germânicos no Brasil. Este sobrenome tem correspondência com Smith em inglês e Ferreira em português.
17. Schneider
Schneider é um sobrenome que tem o significado de “alfaiate”. Este termo vem do verbo alemão schneiden, que quer dizer “cortar”.
18. Zimmermann
Originário da profissão, este sobrenome advém das palavras germânicas zimber e mann, que, juntas, traduzem-se como “carpinteiro”.
19. Wagner
O sobrenome Wagner é derivado do germânico Waganari, dado a pessoas que trabalhavam com transporte de mercadorias, vagões ou carroças. Por isso, Wagner tem o significado de “construtor de carroças”, “fabricante de vagões” ou “transportador”.
20. Weber
Um sobrenome comum na Alemanha, Weber provém da palavra germânica wëber, que quer dizer “tecer”. Portanto, Weber é traduzido como “tecelão”. Em inglês, suas variantes são Webber e Weaver. Max Weber, cofundador da sociologia, é uma das figuras mais notáveis com esse sobrenome.
Comentários estão fechados.