Praticar pelo menos 1 destes 5 hobbies pode te deixar mais inteligente

Não somos nós que estamos dizendo, mas a própria ciência.

Engajar-se em atividades recreativas não apenas proporciona prazer, mas também impacta positivamente nossa capacidade cognitiva. E a ciência confirma isso!

Diversos estudos científicos, realizados em universidades renomadas mundialmente, como Harvard, destacam a relação entre certos hobbies e o aumento da inteligência.

Atividades adicionais, como leitura, a prática de exercícios físicos e até jogar videogame, são conhecidas por elevar o nível de inteligência e a pontuação do QI. Contudo, existem outros passatempos igualmente eficazes.

Abaixo, exploramos cinco atividades que, de acordo com a ciência, podem contribuir significativamente para o desenvolvimento cognitivo e vão deixar você mais inteligente. Saiba quais são!

1. Tocar um instrumento musical

Tocar instrumentos musicais é uma forma poderosa de manter o cérebro em bom estado. Isso porque essa atividade envolve tanto o sistema nervoso central quanto o periférico, além de estimular funções executivas e sensoriais.

Com o tempo, o cérebro tende a encolher, mas essa prática ajuda a retardar tal processo. Um estudo de 2017 da Universidade de Montreal evidenciou que o treinamento musical aprimora os processos multissensoriais, reduzindo o tempo de reação a estímulos.

2. Praticar exercícios físicos

Exercícios não só beneficiam o corpo, mas também a mente. A Universidade de Illinois conduziu um estudo com 59 idosos, mostrando que aqueles que praticaram exercícios aeróbicos tiveram um aumento na massa cerebral frontal, melhorando a atenção e a memória.

Esses resultados tornam-se ainda mais incríveis por terem sido conseguidos em um estudo envolvendo idosos, um grupo de pessoas que naturalmente tem sua força cognitiva abatida por fatores ligados ao envelhecimento.

O hobby da leitura é um dos principais “hábitos inteligentes” – Imagem: reprodução

3. Meditar

A prática da meditação, conforme pesquisas de instituições como a Universidade de Harvard, pode modificar a estrutura do cérebro. Alterações na espessura cortical, especialmente no hipocampo, foram observadas, promovendo melhorias em aprendizado e memória.

4. Jogar videogame

Surpreendentemente, videogames podem ser aliados do cérebro, ao contrário do que muitas pessoas pensam. Vários estudos realizados de 2014 até os dias atuais mostram que jogadores regulares têm uma memória mais aguçada.

Jogos de ação e estratégia, em particular, parecem fortalecer essas capacidades cognitivas e de resolver problemas com mais eficiência.

5. Leitura

A leitura pode enriquecer a inteligência de várias maneiras. Um estudo de 2013 indicou que histórias de ficção aumentam a inteligência emocional, enquanto a leitura de não ficção aprimora o raciocínio analítico e a criatividade.

Além disso, já é sabido que ler determinados tipos de materiais pode aguçar nossa percepção da realidade de uma forma geral, enquanto a leitura de qualquer tipo é eficaz para o aumento do vocabulário e da capacidade de comunicação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.