Prazo para inscrições do Sisu já está disponível; confira

Os alunos que prestaram a prova do ENEM já podem realizar suas consultas nas vagas disponíveis pelo Sisu.

Os alunos que prestaram a prova do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) já podem realizar suas consultas nas vagas disponíveis pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o segundo semestre de 2022. As inscrições estarão abertas a partir da próxima terça-feira, 28 de junho, até o dia 1 de julho, e devem ser feitas pelo portal do governo federal, o Gov.br.

Leia também: Acesso único ao Sisu, Prouni e Fies: Conheça o novo portal do MEC

Até o momento, só é possível encontrar vagas de uma determinada instituição de ensino utilizando da nota do Enem, respeitando as limitações de cada universidade para isso. Estão sendo disponibilizadas ao todo 65.932 vagas em 2.043 cursos de mais de 70 instituições públicas de ensino superior.

Para realizar sua inscrição no programa é preciso acessar o portal do governo. Logo em seguida, o candidato conseguirá selecionar o curso de seu interesse através de um filtro disponível. Assim, basta selecionar o curso de acordo com a nota do Enem, e verificar se é compatível com a nota de corte e também a quantidade de vagas disponíveis de acordo com os municípios e instituições.

No momento, os cursos que mais possuem vagas em aberto são: Pedagogia, Administração, Matemática, Ciências Biológicas, Química, Direito, Física, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia Elétrica. A data de divulgação dos resultados do processo seletivo está prevista para o dia 6 de julho, sendo o período de matrícula entre os dias 13 e 18 de julho.

Por fim, vale ressaltar que o Sisu oferece cursos das categorias:

  • Bacharelado: o curso de bacharelado é uma modalidade de curso superior que forma profissionais generalistas com sólidos conhecimentos em sua área e amplo conhecimento da profissão.
  • Licenciatura: essa modalidade de ensino tem praticamente a mesma base do curso de bacharelado, mas visando a formação de professores.
  • Tecnólogo: os cursos tecnólogos são graduações mais curtas, que duram de 2 a 3 anos, focados na prática profissional.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More