Precisa de um óleo para fritura? Veja as 5 opções MAIS SAUDÁVEIS

Escolher o óleo certo para fritar pode fazer toda a diferença na sua saúde. Descubra qual é a melhor opção para frituras saborosas e mais saudáveis!

Na culinária, podemos encontrar diversos tipos de óleos que são usados nas preparações de alimentos e até para deixar nossa comida mais saborosa.

Mas, você sabe qual é a melhor opção para fritura? Alguns óleos, como o de girassol, de milho, canola, óleo de coco e azeite, estão entre essas opções, sendo alguns dos mais usados na cozinha.

Pensando em ajudá-lo, trouxemos algumas informações sobre eles, assim como as propriedades que possuem, para que você possa escolher a opção mais saudável. Acompanhe a seguir!

Óleo de Girassol

O óleo de girassol é conhecido por ter uma alta concentração de vitamina E em sua composição, assim como ácidos graxos monoinsaturados. Ele é uma opção que faz bem para o coração.

Porém, assim como o óleo de milho, sobre o qual falaremos mais adiante, este possui um teor de ômega 6 bastante elevado, o que pode se tornar um problema.

Azeite

O azeite possui antioxidantes e ácidos graxos monoinsaturados em sua composição, e esses componentes têm ação anti-inflamatória.

O azeite extra virgem pode ser a opção mais saudável para fazer frituras, desde que seja prensado a frio e usado em temperaturas mais baixas.

Óleo de milho

O óleo de milho possui ácidos graxos poli-insaturados em sua composição, o que o torna ideal para fazer frituras. Seu alto ponto de fumaça também facilita esse preparo.

Ele não deve ser usado em excesso, pois pode provocar inflamações no corpo devido ao ômega 6.

Óleo de canola

O óleo de canola é baixo em gorduras saturadas e pode trazer benefícios para o nosso sistema cardiovascular. Ele possui ômega 3 em sua composição.

Dentre os malefícios, podemos destacar o ácido erúcico, que, quando consumido em grandes quantidades, pode trazer prejuízos à saúde.

Óleo de coco

Os ácidos graxos de cadeia média, que compõem o óleo de coco, são metabolizados de forma bastante fácil.

No entanto, por conter gorduras saturadas, ele deve ser consumido com moderação. Pode ser utilizado para cozinhar em temperaturas mais altas.

Algumas dicas sobre o assunto

Diversificar o uso de óleos em preparações na cozinha é muito importante. Por isso, os óleos devem ser escolhidos e separados de acordo com o tipo de cozimento que será feito. O ideal é que você opte por óleos prensados a frio e os consuma com moderação.

Os alimentos fritos não devem ser consumidos diariamente para não trazer prejuízos à nossa saúde. Por isso, dê preferência para outros tipos de preparação e tenha uma alimentação equilibrada.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.