Preconceito? Descubra por que brasileiros não podem doar sangue em alguns países
Muitos países ao redor do mundo impõem restrições à doação de sangue por cidadãos brasileiros.
Doar sangue é uma atitude importante para ajudar outras pessoas e salvar vidas. Existem pessoas que têm o hábito de doar constantemente. Esse é o caso de Flávio Mendes, brasiliense de 34 anos. Porém, após se mudar para Dublin, capital da Irlanda, descobriu que não poderia mais ser doador.
Muitos países ao redor do mundo impõem restrições à doação de sangue por cidadãos brasileiros devido a preocupações com a transmissão de doenças infecciosas. Essas restrições são baseadas em dados epidemiológicos que indicam que certas doenças, como a malária e a doença de Chagas, são mais prevalentes no Brasil do que em outras partes do mundo.
Restrições são discriminatórias?
Essa medida do governo irlandês existe há cerca de 25 anos e se baseia nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre doação de sangue. Segundo eles, “se o indivíduo, sua mãe ou avó materna nasceram na América do Sul ou Central, ele deve ser excluído permanentemente da doação de sangue, a menos que um teste certificado de anticorpos T. cruzi esteja disponível”.
Austrália e Singapura também consideram os sul-americanos não elegíveis para a doação de sangue. Apesar de a transmissão do patógeno por trás da doença de Chagas ter diminuído bastante nos últimos anos, ela ainda acontece no Brasil.
O parasita da doença permanece no corpo por vários anos, assim, uma pessoa que foi infectada décadas atrás pode ainda carregar o agente infeccioso e transmiti-lo pela doação de sangue.
Países como Alemanha, França, Reino Unido, Espanha, Portugal, África do Sul, Canadá e Estados Unidos testam os candidatos para excluir apenas os que apresentam risco da doença de Chagas.
Doença de Chagas
A doença de Chagas é uma doença infecciosa causada pelo parasita Trypanosoma cruzi, que é transmitido por insetos conhecidos como barbeiros. A doença recebeu esse nome em homenagem a Carlos Chagas, o médico brasileiro que descobriu a doença em 1909.
A doença é mais comum na América Latina, mas também pode ocorrer em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. Os barbeiros infectados com Trypanosoma cruzi costumam viver em casas precárias, feitas de materiais como palha, barro ou madeira, e se alimentam do sangue humano durante a noite.
Os sintomas da doença de Chagas podem variar de leves a graves e podem incluir febre, inchaço dos gânglios linfáticos, dor de cabeça, fraqueza, fadiga, dor abdominal e vômitos. Em alguns casos, a doença pode causar danos aos órgãos, como o coração e o sistema digestivo, e pode ser fatal.
Comentários estão fechados.