Prefeituras estão decididas a não permitir o uso do Uber Moto nestas cidades

Uber Moto, lançado recentemente pela plataforma, foi rejeitado por algumas cidades e corre o risco de ser banido. Confira o caso!

Na última quinta-feira, 5, a plataforma da Uber lançou um novo recurso de mototáxi e não foi muito bem recebido por algumas cidades. Segundo a empresa, a intenção seria para oferecer um serviço de deslocamento mais em conta para os clientes. No Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP) a ideia não foi muito bem recebida. As maiores capitais do Brasil não acataram o novo recurso oferecido pela plataforma. Sendo assim, ambas as prefeituras das capitais rejeitaram a ideia do Uber Moto funcionar.

Uber Moto foi rejeitado pelo Rio de Janeiro e por São Paulo

Na capital de São Paulo, o prefeito Ricardo Nunes realizou o pedido de suspensão do funcionamento junto ao Comitê Municipal de Uso Viário (CMUV). Alegou que o serviço não é regulamentado na cidade e, portanto, a prática da Uber também não será autorizada. Em contrapartida, a empresa possui uma liminar concedida pela Justiça do Estado para conseguir operar o serviço.

O fato de a novidade ter sido lançada recentemente impediu que muitos trabalhadores pudessem se cadastrar para operar no transporte da moto. O serviço de mototáxi iria oferecer aos usuários um desconto considerável de 25% comparado ao Uber X, na viagem de carro. Ainda que o prefeito da capital tenha emitido o comunicado, usuários tiveram acesso ao serviço tanto em SP quanto no RJ.

No Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes manifestou a sua posição por meio da rede social Twitter ao responder à decisão da Uber na capital paulista: “Nem tentem aqui”. Em contrapartida, os cariocas disseram que seria uma vantagem mais interessante para as pessoas mais pobres, pois o serviço seria mais em conta.

Mototáxis já têm regulamentação na capital do Rio de Janeiro

Diferente de São Paulo, os mototáxis operam com regulamentação da prefeitura do Rio. Por isso, o vereador Pedro Duarte informou que não haveria motivos para que a Uber fosse impedida de operar com a nova função na capital carioca.

Quanto a decisão da prefeitura de São Paulo, a Uber emitiu uma nota sobre o posicionamento:

“A norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros — e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios — não faz distinção quanto ao tipo de veículo”, concluiu a empresa ao defender o uso do Uber Moto.

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