Previsão do tempo: Ciclone extratropical leva chuva e ventania a parte do Brasil
Nova previsão do tempo divulgada pelo Inmet mostrou formação de fenômeno na região sul do país. Saiba mais sobre as previsões para o clima de todo o território nacional!
Alerta geral para os moradores da região sul do Brasil! A previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou a formação de ciclone extratropical nos próximos dias.
De acordo com o órgão, o ciclone se formará no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina entre terça-feira, 11, e quarta-feira, 12 de julho.
O ciclone aumentará a intensidade das chuvas e dos ventos. O Inmet estima que as rajadas podem chegar a 80 km/h.
Isso deverá acarretar certos inconvenientes à população, como queda de árvores, falta de luz, deslizamentos de terra, inundação e destelhamentos. Gaúchos e catarinenses devem estar preparados.
Isso não significa que outras regiões do país passarão imunes pelo fenômeno. O ciclone também avançará sobre a região Sudeste, levando uma frente fria para seus estados. As federações da região Centro-Oeste e de parte da Amazônia também devem se preparar.
Ainda segundo o Inmet, moradores de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro podem começar a tirar o casaco do armário.
Previsão do tempo de 11 a 17 de julho (por região)
Região Norte
De acordo com a previsão do tempo do Inmet, entre 11 e 17 de julho, as chuvas podem ultrapassar os 50 mm no extremo norte da região. No entanto, o noroeste do Amazonas e algumas partes de Rondônia, Acre e Tocantins viverão dias de tempo seco.
Região Nordeste
No extremo norte do Maranhão, a previsão é de baixos acumulados de chuva. Entretanto, no litoral da costa leste (Sergipe, Alagoas e nordeste da Bahia), o tempo estará instável. Haverá possibilidade de água ao longo da semana, devido à umidade do mar.
Nas demais áreas do Maranhão, do Piauí e da Bahia, a previsão é de tempo seco ao longo de toda a semana. Preparem seus umidificadores de ar.
Região Centro-Oeste e Sudeste
Além das consequências já citadas do avanço do ciclone extratropical, essas regiões continuarão com a persistência de um tempo seco e estável.
Não há a mínima possibilidade (até o momento) de chuva. Apenas um aumento de nebulosidade. Atenção redobrada à saúde: a umidade relativa do ar ficará abaixo dos 30%.
Região Sul
Como dito, o ciclone extratropical a partir de 12 de julho vai levar a pancadas violentas de chuva em parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Parte do Paraná também terá chuva – que poderá ultrapassar os 80 mm. O norte desse estado, porém, viverá uma semana de tempo seco e sem chuvas.
Comentários estão fechados.