Previsão do tempo indica ondas de calor entre os dias 21 e 26 de agosto; veja
As altas temperaturas serão sentidas em diversas regiões do país e podem atingir especialmente a região Sul. A previsão é de recordes históricos de temperatura em vários estados brasileiros.
Os últimos dias de agosto serão marcados por temperaturas mais altas e ondas de calor em diversas regiões do Brasil.
Segundo os meteorologistas, essas temperaturas acima da média podem atingir recordes históricos e provocar intensas temperaturas.
Apesar de ainda ser inverno no país, as previsões da Climatempo apontam que uma significativa massa de ar quente e seco chegará aos estados brasileiros.
O fenômeno provocará temperaturas mais altas, trazendo para agosto um cenário climático mais característico nos meses de setembro e outubro.
Assim, entre os dias 21 e 26 de agosto de 2023, essas temperaturas elevadas estarão presentes no Brasil, principalmente no Centro-Oeste, interior do Nordeste e centro-sul da região Norte.
Da mesma forma, os estados do Sudeste terão um inverno com registros de temperaturas mais quentes nas últimas semanas de agosto.
(Imagem: Climatempo/Reprodução)
21 a 26 de agosto: recordes de altas temperaturas
Para os meteorologistas, a terceira semana do mês de agosto não será menos quente em nenhuma região do país.
“Estamos falando de temperaturas que podem passar dos 38°C em Campo Grande (MS), dos 41°C em Cuiabá (MT), dos 38°C em Goiânia (GO), dos 34°C em Brasília (DF), 33/34°C em São Paulo (SP) (o recorde é 33,0°C) e 38/39°C no Rio (RJ)”, afirma Vinícius Lucyrio, meteorologista da Climatempo.
Para ele, essas marcas em diferentes estados brasileiros podem superar recordes históricos dos últimos anos.
Segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no dia 19 de agosto, os termômetros de São Paulo marcaram 19,3°C durante a madrugada. Comparado aos últimos anos, a marca está 6°C acima do esperado para o mês.
(Imagem: Inmet/Climatempo/Reprodução)
Região Sul: temperaturas altas em agosto
No geral, 2023 está sendo um ano atípico para o inverno do Hemisfério Sul. O clima mais quente está sendo registrado até mesmo na região Sul do país.
Normalmente, apenas as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste apresentam um calor mais intenso nesse período do ano.
No entanto, Porto Alegre (RS) registrou 33,1°C no último dia 17 de agosto, embora a temperatura média normal para o mesmo período seja de 21°C.
Além disso, outras cidades da região Sul apresentaram temperaturas entre 33°C e 35°C em agosto.
A onda de calor do mês de agosto vai permanecer no Centro-Oeste, Nordeste e Centro-Sul. Da mesma forma, ela deve atingir novamente algumas cidades da Região Sul.
Comentários estão fechados.