Primeira fotografia tirada no Brasil foi feita NESTA cidade
Pintor e naturalista francês fez registro do Brasil Império em 1840.
O primeiro registro fonográfico do mundo é do ano de 1826, por Joseph Nicéphore, na França. Por se tratar de uma época na qual as inovações demoravam a chegar em outras partes do planeta, a primeira foto tirada no Brasil aconteceu apenas em 1840, por Louis Comte. O francês captou imagens de uma das maiores cidades do país.
Leia mais: Curiosidades: Veja 6 invenções que mudaram o mundo
Primeira foto registrada no Brasil capta imagens de lugar histórico
A história da fotografia é marcada por evoluções na arte de captar imagens. No ano de 1839, as imagens de pessoas e ambientes normalmente eram captadas por um aparelho chamado daguerreótipo, em homenagem ao criador do instrumento Louis Jacques Mandé Daguerre.
E foi com este aparelho que, em 1840, o francês Louis Comte registrou uma imagem histórica da cidade do Rio de Janeiro, na Praça XV, mais precisamente no jardim do Paço Imperial.
A fotografia mostra o chafariz do Mestre Valentim, na praça que hoje é considerada um dos locais mais famosos do Rio de Janeiro por conter diversas construções que remontam ao passado do país, como o Paço Imperial, residência dos imperadores Dom Pedro I e Dom Pedro II, o Palácio Tiradentes e outras esculturas e monumentos históricos.
Desenvolvimento da fotografia nos últimos séculos é marcado por revolução tecnológica e popularização de câmeras
O daguerreótipo é considerado o primeiro aparelho de câmera fotográfica do mundo e é um dos responsáveis pela difusão popular da fotografia. No Brasil, o daguerreótipo utilizado por Louis Comte foi dado de presente a Dom Pedro II como uma forma de homenagem ao imperador. Na ocasião, os registros da cidade feitos pela câmera também foram dados a Dom Pedro II.
Nessa época, a fotografia passou a fazer parte da vida de apenas uma parcela das pessoas por se tratar de maquinário caro e pouco acessível. Dessa forma, apenas algumas famílias podiam fazer registros de casamentos, batizados e outros eventos.
No entanto, como em outras áreas da vida, a fotografia também se revolucionou e hoje faz parte do cotidiano de todos. Afinal, boa parte dos dispositivos eletrônicos hoje contém câmeras de última geração, com precisão muito superior aos aparelhos antigos.
A cidade do Rio de Janeiro, registrada por Louis Comte com muitos detalhes e boa precisão para o instrumento disponível na época, hoje é um dos locais mais fotografados no Brasil. São diversos ângulos e registros criativos da cidade.
Comentários estão fechados.