A expansão ultramarina comandada pela monarquia portuguesa se alicerçava na dualidade: descobrir e conquistar novos territórios e povos e ao mesmo tempo, expandir a fé católica.
Com a missão de ampliar o império e o catolicismo, a Coroa Portuguesa se imbuiu do papel de garantir e propagar o cristianismo nas terras recém-conquistadas.
Por isso, a primeira missa no Brasil foi um marco histórico, pois representou a entrada do catolicismo em um território habitado por milhões de indígenas.
Quando ocorreu e quem rezou a primeira missa no Brasil
Ela ocorreu no dia 26 de abril de 1500, num domingo de páscoa. O frei franciscano Henrique de Coimbra foi o responsável por celebrar a missa.
Ele era missionário na Índia e na África e foi o responsável por comandar o grupo de clérigos que comandavam missões no Oriente.
Henrique de Coimbra foi o escolhido para ser responsável pelos conventos que seriam erguidos para a Ordem Franciscana.
A missa foi realizada no litoral do estado da Bahia, na região de Porto Seguro. Foi assistida pelos portugueses e pelos nativos da região.
De acordo com Pero Vaz de Caminha, que realizou anotações sobre o momento, o sermão marcou a primeira peça de oratória sacra do Brasil.
De acordo com Caminha, muitos indígenas acompanharam a missa de forma pacífica, imitando os gestos e os movimentos empreendidos pelos portugueses.
Saiba mais em:
- Brasil Colônia – Resumo, revoltas, atividades econômicas e escravidão
- O Brasil Colonial de Jean-Baptiste Debret
- Período pré-colonial
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.