Primeiro desenho animado em LIBRAS é lançado no YouTube

“Min e as mãozinhas” é uma produção brasileira voltada para o público infantil e foi disponibilizado na plataforma em 26 de setembro, o Dia do Surdo.

0

Os desenhos animados são o tipo de programação mais frequente no cotidiano das crianças, especialmente aquelas que se encontram na faixa etária de até seis anos. Por meio deles, é possível absorver conteúdos educativos de suma importância na formação e desenvolvimento infantil. Mas, você já parou para pensar em como as crianças surdas fazem para compreender um desenho animado que passa na televisão?

Em um país onde quase dez milhões de pessoas são surdas, a indústria cultural é deficiente para o público infantil que apresenta deficiência auditiva. Realidade que pode mudar graças à iniciativa do diretor brasileiro Paulo Henrique dos Santos. Com experiência de sete anos em animações, ele é o criador de “Min e as Mãozinhas”, o primeiro desenho animado totalmente na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

Primeiro desenho em Libras

A ideia nasceu de uma necessidade real quando Paulo precisou se comunicar com uma pessoa deficiente auditiva e não conseguiu. O desenho é voltado para crianças de três a seis anos e conta com diversos personagens, cada um falando sua própria língua. O elefante, com seu elefantês, não consegue compreender o gato que, claro, fala gatês! Mas, é aí que a Min, que dá nome ao desenho, entra para ensinar LIBRAS a todos eles.

Assim, a menina conseguirá aproximar seus amigos através da inclusão. O episódio piloto foi disponibilizado pelo YouTube em 26 de setembro, o Dia do Surdo, e já conta com mais de 114 mil visualizações. No entanto, outros vídeos de menor duração já haviam sido inseridos há mais tempo, sempre na mesma temática. O objetivo é que, em cada capítulo, sejam ensinados cinco sinais de LIBRAS.

Paulo pretende produzir e lançar mais 13 episódios para a primeira temporada. Basta apenas que o projeto consiga patrocinadores, apoio com o qual ainda não conta. Se você quiser saber mais sobre o desenho, pode acompanhar as publicações feitas na página oficial do “Min e as Mãozinhas” hospedada pelo Facebook. E, claro, acessar o canal da animação para conferir – e espalhar – as novidades!

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.