Primeiro lote do pagamento do IRPF 2023 vai começar a ser pago; confira o calendário
Confira a seguir como será feito o pagamento dos lotes do IRPF 2023 para os contribuintes.
A Receita Federal e o Governo vão começar a fazer o pagamento para a população brasileira, um repasse tão esperado por todos. O Imposto de Renda 2023 vai começar a ser restituído em breve, e esse repasse será feito em 5 lotes.
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o que significa essa restituição, e nada mais é do que a devolução do imposto de renda que foi pago de forma excelente pelos brasileiros durante o ano passado.
Para entender melhor sobre o assunto, continue lendo as informações que trouxemos a seguir!
Como funciona o calendário divulgado pela Receita?
O pagamento do IRPF 2023 excedente será feito uma vez ao mês, conforme divulgado pela Receita Federal. Esse calendário de repasses mostra que os valores serão depositados no último dia útil de cada vez, mas, o valor total a ser recebido pode ser dividido em vários lotes, totalizando 5.
Conforme o calendário, o repasse será feito da seguinte maneira:
- o 1º lote será pago até 31/05;
- o 2º em 30/06;
- 3º em 31/07;
- 4º em 31/08;
- 5º em 29/09.
E quem não recebe os repasses, como deverá pagar?
As pessoas que não possuem o direito de receber a restituição do Imposto de Renda em 2023 devem fazer o pagamento para a receita em 8 parcelas, onde cada uma delas não pode ser menor do que R$50.
É muito importante lembrar que os impostos devem ser pagos sempre em dia para o Fisco, e assim você evita problemas maiores com o Leão.
Quem deve receber o pagamento primeiro?
Quando falamos sobre o repasse do Imposto de Renda 2023, devemos destacar que existem pessoas que possuem prioridade para receber o pagamento primeiro, como por exemplo, quem fez a sua declaração e entregou até o dia 10 de maio.
Esses critérios são seguidos conforme a legislação, dando prioridade para alguns grupos de pessoas além do que citamos, como por exemplo os idosos que possuem mais de 80 anos recebem essa restituição primeiro.
Além disso, pessoas com deficiência mental, física ou doença grave, pessoas com mais de 60 anos, pessoas que possuem o magistério como principal fonte de renda e também quem utiliza a declaração pré-preenchida também possuem o direito de receber a restituição com prioridade.
Uma das maiores novidades que envolvem o pagamento do IRPF 2023 é a restituição através do PIX. Para isso, o contribuinte precisa cadastrar o seu CPF como chave de segurança no seu banco.
Dessa forma, as pessoas conseguem ter acesso a mais uma opção para receber a restituição do seu imposto de renda, de forma totalmente segura e mais rápida.
Para ficar por dentro das novidades que envolvem esse mundo, continue nos acompanhando!
Comentários estão fechados.