Principais Compositores da Música Clássica

Apesar de pouco explorada, a música clássica ainda cativa diversas pessoas no mundo. Conheça alguns dos compositores mais prestigiados responsáveis por encantar e fascinar seus espectadores.

0

Apesar de não ser um estilo musical muito comum escutado pelas pessoas atualmente, a música clássica é uma das que mais encantam, fascinam e despertam sensações profundas nos espectadores de teatro e casas de ópera do mundo.

Tendo em vista sua grandiosidade, separamos uma lista dos principais compositores da música clássica de todos os tempos, cujas obras musicais ainda permanecem intactas e prestigiadas nos dias atuais.

1 – Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Sendo um dos mais famosos compositores de música clássica, seu estilo era ligado às tradições, portanto não criou ou inventou novos estilos musicais, mas sua genialidade se baseia no fato de ter aperfeiçoado cada um ao qual se dedicou.

Bach representa uma síntese dos principais estilos, formas e tradições nacionais de gerações precedentes, além de ter levado a efeito, por sua natureza melódica, a sistematização dos princípios tonais que dominaram a música ocidental até o final do século XIX.

2 – Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791)

Quando se ouve falar em música clássica, o nome Mozart é muito citado, uma vez que este, é considerado um dos maiores gênios musicais do ocidente, demonstrando talento extraordinário desde seus cinco anos de idade, e ainda jovem encantou a realeza e a nobreza europeia apresentando-se principalmente na capital Viena.

Responsável por escrever mais de 600 obras entre sinfonias, concertos para piano, óperas, sonatas, serenatas, entre outras. Entre suas composições de destaque estão Don Giovanni e Requiem.

3 – Ludwig van Beethoven (1770-1827)

Outro nome famoso na música clássica é Beethoven, sendo ele considerado o maior e o mais influente compositor da música clássica de todos os tempos, ao lado de Bach e Mozart. Uma de suas obras mais famosas é a 9ª Sinfonia, que é tocada até hoje. Ademais, foi responsável por criar o estilo romântico com a 3ª Sinfonia e o 4º e o 5º Concerto para Pianos.

Um dos fatos curiosos associados ao compositor,  é a surdez. A deficiência começou a se manifestar quando tinha apenas 26 anos e, apesar de nunca ter perdido completamente a audição.

O fato gerou dificuldades em Beethoven o que, em conjunto com outras complicações na vida pessoal, resultou em alguns anos de pouca produção relevante. Compôs por exemplo, uma de suas mais famosas obras, a 9ª Sinfonia, após perder a audição.

4 – Giuseppe Verdi (1813-1901)

Foi um dos maiores compositores italianos de ópera do século XIX e suas obras musicas são muito apreciadas no circuito do repertório operístico internacional até hoje.
As obras de Verdi fazem parte do conjunto de símbolos associados com a cultura italiana e que unem uma nação com um forte sentimento nacionalista.

Algumas óperas continuam reunindo plateias lotadas ao redor do mundo, como Aida, Otello e La Traviatta.

5 – Richard Wagner (1813-1883)

O que Verdi foi para a música romântica italiana, foi para a música romântica alemã. O grande compositor, maestro e militante político, adepto do movimento conhecido como neo-romantismo, diretor de teatro restringiu sua produção às óperas, as quais chamou de “dramas musicais”.

Tendo-se uma noção de grandiosidade de seu trabalho,  entre a lista das 10 óperas com maior duração, 7 são de Wagner.

Desenvolveu a linguagem musical e influenciou a música erudita europeia. Entre suas obras mais famosas estão Tristan und Isolde, Der Ring des Nibelungen, Pasifal, Die Walkùre e Siegfried.

6- Pyotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893)

O compositor russo de música clássica mais famoso, Tchaikovsky criou sinfonias, óperas, concertos, música de gala e de igreja, partituras, baladas e temas de

Pelo seu empenho e criatividade de sua obra se transformou em um dos mais populares e reconhecidos autores da música clássica de todos os tempos.

“O Lago dos Cisnes”, seu primeiro balé, estreou no teatro Bolshoi em Moscou. “A Bela Adormecida”, o “Quebra Nozes” e a “Quarta Sinfonia” são algumas de suas composições. Um dos músicos russos mais conhecidos no mundo.

7 – Frederic Chopin (1810-1849)

Pianista e compositor polonês, Chopin dedicou toda sua obra ao piano, com exceção de apenas algumas peças. Sendo um dos repertórios mais famosos para músicas tocadas em casamentos.

Sua produção se baseia em composições para pianos, como sonatas, valsas, prelúdios, entre outros.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.