Não se descuide: Conheça os principais sintomas da diabetes
A diabetes é responsável por milhões de mortes no Brasil e no mundo. Desse modo, permanecer atento aos sinais é um importante modo de prevenção.
Cuidar da saúde e ficar atento aos mínimos sinais do corpo é um modo de prevenir doenças e prolongar a vida. Assim, conhecer os sintomas da diabetes, principal doença que afeta os brasileiros e mata milhões de pessoas em todo o mundo, é primordial para manter a qualidade de vida.
Alguns dos principais sintomas são sede, tontura, urina em excesso e perda de peso. Contudo, eles podem variar de acordo com o tipo de diabetes de cada paciente. Enquanto a diabetes tipo 1 está mais relacionada a fatores genéticos, a do tipo 2 se relaciona com a má alimentação e costuma se apresentar a partir dos quarenta anos de idade.
Nesse contexto, quando há casos de diabetes na família, é importante fazer o exame de glicemia em jejum anualmente para acompanhar as taxas de açúcar no sangue. Ou mesmo, se estiver apresentando sintomas, buscar avaliação médica. Assim, acompanhe alguns dos principais sintomas da doença.
Veja mais em: Comer duas horas antes de dormir pode aumentar o risco de desenvolver diabetes
Principais sintomas da diabetes
- Excesso de fome e cansaço
Como a principal fonte de energia, o açúcar, não está sendo bem aproveitado pelas células acometidas pela diabetes, as pessoas começam a sentir fome e cansaço excessivo, mesmo após terem se alimentado.
- Oscilação de peso
Justamente por conta do excesso de fome, acompanhada de uma fadiga e de desequilíbrio no organismo de quem sofre com essa doença, a oscilação de peso é bastante comum. Frequentemente, é possível ver pessoas que perdem peso com facilidade e de uma hora para outra por conta da diabetes.
- Visão desfocada
O excesso de glicose faz com que o cristalino nos olhos aumente, mudando o seu formato e flexibilidade. Isso faz com a pessoa acometida com a diabetes sinta a sua visão embaçada.
- Sede e vontade de ir ao banheiro constantemente
Os portadores de diabetes costumam sentir bastante sede pelo fato de as células não conseguirem absorver o açúcar de maneira desejada, e assim ele acaba se acumulando na corrente sanguínea. Os rins, então, necessitam trabalhar mais rápido para eliminar todo o açúcar não processado. Diante disso, as pessoas tendem a sentir mais sede e vontade de urinar.
Vale lembrar que esses sintomas são bastante gerais, e eles podem variar de acordo com o tipo de diabetes apresentado pelo paciente. Nos casos de diabetes tipo 1, por exemplo, irritabilidade e mudanças de humor também podem ser considerados sintomas.
Portanto, se você apresentar algum desses sintomas, é importante buscar um médico e realizar o exame de glicemia e jejum.
Comentários estão fechados.