Procon encontra variações de mais de 600% em materiais escolares vendidos na internet
A varredura foi feita em, ao todo, 10 sites diferentes.
Em um levantamento feito pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro, foi constatada uma variação de mais de 600% nos preços de alguns materiais escolares comercializados na internet.
Ao todo, o Procon-RJ pesquisou preços de 157 itens em 10 sites diferentes. Foram analisados lápis, borrachas, resmas de papel, cadernos, mochilas, etc, entre os dias 2 e 5 deste mês de janeiro.
Como exemplo mais alarmante dessa variação desproporcional de preços, um mesmo modelo de borracha branca estava sendo comercializado a R$ 1,38 em um site e a R$ 9,90 em outro.
Por outro lado, um modelo de tesoura e outro de caderno de caligrafia com 48 folhas foram os campeões da baixa variação, demonstrando 3,16% e 3,41% respectivamente.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, descreveu levantamentos de preços nesse modelo como uma tradição na entidade, por ajudar os consumidores a economizarem quando mais precisam.
“Observamos que ajuda o consumidor a economizar [o levantamento], pois comprovamos que, se houver pesquisa, é possível encontrar o mesmo produto, da mesma marca, em estabelecimentos diferentes, com grandes variações de preços”, disse ele.
Orientações do Procon-RJ para a volta às aulas
(Imagem: divulgação)
Para auxiliar pais e responsáveis a organizar bem a volta às aulas de seus filhos, o Procon-RJ criou uma cartilha específica que você pode acessar clicando aqui.
No documento, que pode ser acessado por residentes de qualquer estado brasileiro, constam informações de matrícula e rematrícula escolar (tanto pública quanto privada), listas de materiais pedidas pelas escolas (o que pode ser pedido ou não), documentações exigidas, etc.
A leitura atenta dessa cartilha é recomendada para todos os pais e responsáveis. Afinal, muitas pessoas podem estar com dúvidas relativas a assuntos que ela esclarece e que são bastante confusos na maioria das vezes.
Comentários estão fechados.