Professores debatem sobre o uso do ChatGPT e chegam a conclusão polêmica
O uso da inteligência artificial que escreve redações para os alunos gerou grande conflito nas escolas. Os professores buscam respostas.
O ChatGPT é uma inteligência artificial capaz de produzir textos de diferentes temáticas, proporcionando ao aluno algo pronto e sem esforços, pronto para ser usado em qualquer lugar. A facilidade na utilização do mesmo causou grandes debates entre os professores sobre a eficiência da educação moderna e sobre a quantidade de plágio.
Professores rejeitam o ChatGPT?
Alguns professores estão enxergando a possibilidade como uma opção moderna para que os alunos possam desenvolver a habilidade da escrita, mas outros docentes veem o uso da tecnologia como algo que pode ser totalmente prejudicial para os estudantes.
Nos Estados Unidos, diferentes escolas realizaram o bloqueio do ChatGPT nos sistemas e não permitem mais a utilização da IA dentro do ambiente escolar. Em contrapartida, há quem entenda a proibição como algo sem serventia e completamente ineficaz.
O diretor de uma escola particular na Filadélfia, Philip Vinogradov, informou que o método rígido é ineficaz porque os alunos vão encontrar alternativas para contornar as proibições, visto que antes o que chamava a atenção eram as calculadoras e o Google Tradutor. Tudo deixava claro que os professores precisam estar à frente dos seus alunos.
Por outro lado, alguns docentes têm utilizado o Chat GPT como uma forma de incentivar a escrita criativa de seus alunos, pois assim eles podem construir vocabulários melhores. Esses professores buscam ensinar o letramento da própria ferramenta para que os estudantes tenham acesso aos meios certos de utilização.
Há quem esteja muito receoso quanto à tecnologia, pois acredita que este é o fim da habilidade da escrita como um método de ensino nas escolas.
Inteligência artificial
Em novembro de 2022, a empresa OpenAI lançou a programação de chatbot para os estudantes da área de tecnologia. Após o lançamento geral, a cidade de Nova York bloqueou a utilização nos computadores das escolas. Ainda assim, os alunos conseguem acessá-la por meio de seus dispositivos particulares.
Há pontos da tecnologia que merecem ser observados, tal como o plágio na hora da pesquisa. A IA faz uma relação de todos os conteúdos sobre a pesquisa e escolhe partes de outros textos, apropriando-se deles, não apresentando então as próprias fontes.
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