Após o lançamento do ChatGPT, Google anuncia o modelo CALM, que promete gerar textos em menos tempo

Aos amantes da tecnologia, o novo modelo chamado CALM, lançado pelo Google, irá gerar textos em uma velocidade muito mais alta.

Nas últimas semanas, uma nova tecnologia chamada ChatGPT causou grande preocupações no Google. Trata-se de uma inteligência artificial para dar respostas completas e articuladas. No entanto, o Google, para não ficar de fora dessa, desenvolveu juntamente com o MIT o modelo CALM (Confident Adaptive Language Modeling).

Leia mais: Google Lens traz solução para problema histórico dos médicos: a letra feia

Se você é ligado em sistemas de tecnologia, confira esse lançamento

Tudo começou quando o Google percebeu que as principais inteligências artificiais de linguagem utilizavam a mesma quantidade de energia para processar todas as previsões de palavras.

Diante disso, a empresa desenvolveu o CALM (Confident Adaptive Language Modeling), que traz uma tecnologia capaz de economizar esforços quando o próximo termo é mais fácil de acertar durante a construção de uma frase.

Essa foi uma estratégia inteligente, pois a inteligência artificial funciona com o conceito de saída antecipada. Se ela achar que a próxima palavra serve para uso na continuação de uma frase, a escolha é feita e, então, já parte para a próxima.

Entretanto, a empresa de tecnologia reconhece que é necessário ter algumas precauções. Isso porque se o erro já for cometido logo no início do processo de geração de palavras, é muito provável que isso afete as escolhas seguintes.

Por isso, o CALM exige que haja uma pontuação de confiança logo no início das frases, pois, assim, diminui os possíveis riscos. Depois, essa exigência vai ficando mais baixa à medida em que a construção da frase vai tendo um custo-benefício melhor, e, assim, o uso menor de energias também se mostra presente.

Segundo o Google, o CALM reduziu quase pela metade o tempo de processamento sem que haja perda na qualidade. O modelo ainda não está disponível para uso, pois se encontra em período de teste.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.