Programa Identidade Jovem, veja quem tem direito ao benefício

Identidade Jovem é um programa criado pelo governo federal que visa beneficiar jovens na faixa de 15 a 29 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade social no Brasil

Identidade Jovem é um programa criado pelo governo federal que visa beneficiar jovens na faixa de 15 a 29 anos e que estejam em situação de vulnerabilidade social no Brasil, esse programa pertence ao estatuto da juventude e na Lei Federal nº 12.852 e foi lançado em março de 2016.

O ID, Identidade Jovem, traz muitos benefícios para a população jovem, é possível pagar meia entrada em shows, cinemas, eventos artísticos e esportivos e utilização do meio transporte pode sair totalmente gratuito ou com desconto. ID também isenta a taxa para a emissão da carteira estudantil.

Hoje em dia essa iniciativa atende mais de 260 mil jovens em todos os estados do país, e é coordenado pelo Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

Como é realizado o pagamento do ID Jovem?

Para que o jovem consiga se inscrever e receber esse benefício, deverá atender a alguns requisitos impostos pelo programa. Veja:

  • Ter entre 15 e 29 anos.
  • Ter cadastro no CadÚnico, com informações sempre atualizadas e corretas.
  • Ter número de Identificação Social. O mesmo é gerado após a inscrição no CadÚnico.
  • Renda familiar mensal de até dois salários-mínimos no valor que é vigente em todo território nacional.

Lembrando que o benefício não é valido só para estudantes e sim todos os jovens que atenderem a esses critérios.

Tem bastante jovens confundindo a Identidade Jovem com o Documento Nacional Estudantil, mas vale lembrar que não é a mesma coisa. O ID jovem garante a isenção na taxa gerada na hora da emissão deste documento. Como esse benefício também inclui jovens que não estão estudando, ou matriculados em instituições de ensino, não terá o mesmo valor de identificação.

O programa Identidade Jovem tem como objetivo estimular jovens a ter uma formação acadêmica e profissionais, pois de uma forma ou outra há uma exigência de matrícula ativa ou algum vínculo com instituições de ensino. Na inscrição também solicita as informações pessoais, nome completo, data de nascimento entre outras.

O jovem deve apresentar um documento com foto para comprovar a sua identidade. Os documentos aceitos são: CPF, Carteira de Identidade, e Carteira de Trabalho.

Como solicitar o benefício?

Para jovens que atendem aos critérios impostos pelo programa, e querem solicitar e receber esse auxílio, devem ir até o CRAS mais próximo da sua região com documentos de identificação e solicitar a inscrição no PROGRAMA IDENTIDADE JOVEM. O agente público poderá solicitar o comprovante de renda familiar e domicílio para poder avaliar a elegibilidade.

Depois da aprovada a inscrição, poderá acessar os dados do programa através do site, ou do aplicativo, disponível para Android e iOS.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.