Os satélites enviados por Elon Musk estão começando a atrapalhar os astrônomos

A empresa SpaceX enviou diversos satélites para dar início ao seu projeto mundial, porém vem enfrentando problemas. Saiba mais!

O mundo vem evoluindo cada vez mais em tecnologia, o que exige o acesso a melhor internet e esse fato incentiva as grandes empresas a buscarem aumentar as suas possibilidades. Existe uma certa preocupação no meio científico espacial com os planos da SpaceX. Esse fato se dá devido ao investimento da empresa de Elon Musk em expandir a internet mundialmente com o envio de satélites, porém, essa movimentação tem causado problemas para as pesquisas astronômicas.

Leia mais: Satélites da Starlink estão prontos para serem ativados

SpaceX e as consequências apresentadas

Até o momento, a empresa enviou para o espaço por volta de 3 mil satélites, a fim de alcançar o seu principal objetivo, que é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos seus usuários. Ela afirmou que embora já tenham sido lançados esses primeiros satélites, ainda está programado o envio de outros 30 mil nos próximos períodos.

A empresa por trás disso é a SpaceX, como citamos anteriormente, mas acabaram por chamar esse grupo de satélites enviados ao espaço de ‘Starlink‘. A ideia é bem ambiciosa, sendo ela de distribuir com mais facilidade a internet banda larga pelo mundo todo.

Porém, houve o pronunciamento da Sociedade de Astronomia de Edimburgo ( SAE), na Escócia, sobre a presença desses satélites na órbita da Terra e os estudiosos revelaram por meio de fotos e vídeos em redes sociais o céu com algo similar a uma chuva de meteoros. Entretanto, esses não seriam meteoros, mas sim, os satélites da Starlink que podiam ser vistos.

Embora o avanço tecnológico seja um passo fundamental e necessário para a atual sociedade, existem outras questões a serem pontuadas. Além de influenciar ou atrapalhar as pesquisas elaboradas no espaço, a quantidade de lixo espacial produzido é grande, como também, se as demais empresas de tecnologia apresentarem a mesma iniciativa, os problemas aumentaram.

Por esse motivo, deve haver um equilíbrio entre os interesses, sejam eles científicos ou comerciais, para que as atitudes atuais não nos tragam grandes consequências em um futuro próximo, facilitando decisões a serem tomadas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.