Protegendo sua privacidade online: aprenda a remover suas fotos do Google
É possível solicitar ao Google a retirada de suas fotos compartilhadas sem consentimento nos resultados de busca. Veja como!
Em um mundo cada vez mais conectado, as pessoas nem sempre conseguem controlar o compartilhamento da própria imagem na web. Em alguns casos, fotos são publicadas sem autorização, gerando constrangimento e exposição.
Mas saiba que é possível retirar imagens indesejadas do Google, por meio das regras da política de remoção de conteúdo da plataforma.
Se você deseja manter a privacidade das suas fotos ou teve a sua imagem compartilhada de forma indevida, pode entrar em contato com o Google e solicitar a exclusão.
A política de remoção de conteúdo está disponível em alguns casos, como direitos autorais, conteúdo explícito, exposição de menores de 18 anos e outras situações que serão examinadas pelo Google.
As regras são empregadas em todo o mundo, e ainda há processos para restringir ou eliminar o acesso a conteúdo com fundamentação na lei do lugar, segundo o Google.
Quais imagens são removidas pelo Google?
O Google não permite a remoção de todos os tipos de imagem. A plataforma só faz a remoção em casos específicos, como:
- Exposição de menores de idade;
- Imagem de documentos e dados pessoais;
- Imagem em site com práticas abusivas de remoção de conteúdo;
- Conteúdo compartilhado sem consentimento;
- Associação incorreta a conteúdo explícito;
- Deepfake.
A plataforma de busca tem um canal para receber as solicitações de exclusão que serão avaliadas conforme conteúdo e contexto da imagem.
O Google também leva em consideração os danos que aquela foto compartilhada consegue causar ao solicitante.
(Imagem: Divulgação)
Como solicitar a exclusão de fotos do Google
O primeiro passo é entrar em contato com o suporte da empresa, por meio de um formulário ou do chat.
Você vai precisar informar alguns links, como o endereço online (URL) onde a imagem está publicada e a página de resultados do Google. É importante ainda compartilhar os termos de pesquisa e capturas de tela do conteúdo.
Além disso, será preciso justificar os motivos pelos quais o Google deve acatar o seu pedido. Lembre-se de compartilhar as evidências que comprovem a justificativa.
Tal procedimento de remoção de fotos da web é direcionada apenas ao conteúdo que aparece no Google, a empresa não atua em sites de terceiros.
Se a imagem está sendo compartilhada nas redes sociais, você pode enviar o pedido na própria plataforma, como é o caso do Facebook e Instagram, por exemplo.
Comentários estão fechados.