Próximo eclipse solar ocorrerá no final de abril; confira a data

Venha ver de que parte do mundo o primeiro eclipse solar do ano poderá ser visto.

Em 30 de abril ocorrerá o primeiro eclipse solar do ano, entretanto, será um eclipse parcial que, infelizmente, não será visível em nenhuma parte do Brasil. A sombra da lua só será projetada na Terra nos pontos mais ao sul e a oeste do nosso continente, mais especificamente na Argentina, Uruguai, Chile e Bolívia. Confira a seguir mais detalhes sobre esse fenômeno que atrai tantos admiradores.

Leia mais: Eclipses e Fenômenos Astronômicos em 2022: Confira as datas!

Como acontece os eclipses solares?

Um eclipse solar ocorre quando a lua passa “na frente” do Sol (da nossa perspectiva) e bloqueia sua luz, o que muitas vezes ocorre durante uma fase da lua nova. Assim, quando duas estrelas estão “perfeitamente” alinhadas, temos um eclipse solar total porque a lua é capaz de se sobrepor perfeitamente à superfície da estrela, o Sol.

No entanto, quando falamos de um eclipse parcial, a Lua passa apenas pela “borda” da circunferência do Sol. Ainda que não seja tão impactante (considerando que um eclipse solar total transforma o dia em noite em questão de minutos), os eclipses parciais também são incríveis de assistir.

Quando vai ocorrer o próximo eclipse solar?

Durante o dia 30, no Brasil, a Lua passará bem próxima ao Sol, principalmente à tarde. Portanto, mesmo que não se caracterize como um eclipse para nós, os astrônomos amadores que tiverem o equipamento adequado podem registrar esse fenômeno nas estrelas ao longo do dia.

No entanto, para visualizar o Sol, durante qualquer momento e tipo de eclipse solar, é necessário usar algum tipo de filtro solar e binóculos no telescópio. Além disso, o fenômeno também pode ser observado a olho nu, desde que sejam usados óculos especiais ou lentes de máscara de soldador calibre 14. É importante lembrar que não se deve nunca olhar para o Sol com uma placa de raios X ou qualquer outro tipo de material.

Desta vez, o evento será acompanhado por um eclipse lunar total em 16 de maio de 2022, então prepare-se para um dos eventos lunares mais fascinantes visíveis sem a necessidade de aparelhos especiais! Para eclipses lunares, não são necessários equipamentos ou filtros, mas se você puder contar com um bom par de binóculos para astronomia, terá uma experiência especial.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More