Os 11 animais que vivem MAIS tempo na natureza

A expectativa de vida dos seres humanos é curta em comparação a alguns animais, pois algumas espécies podem ser praticamente imortais.

Se você já assistiu aquele filme chamado “Procurando Nemo”, talvez lembre de uma cena em que a tartaruga-marinha (Crush) diz que tem 150 anos. Mas, você sabia que alguns animais podem até mesmo ultrapassar essa idade? Alguns bichos são praticamente imortais de tanto tempo que vivem e hoje separamos uma lista para responder quais animais vivem mais tempo na natureza. Confira o artigo completo e fique por dentro!

Leia mais: Saiba o que a geração Z procura na hora de escolher um estágio

Animais que possuem maior expectativa de vida

Quando você pensa em animais que vivem muito, logo vem à sua mente as baleias e as tartarugas, certo? Saiba que, na verdade, existem vários outros bichos com expectativa de vida extremamente elevada e a grande maioria vive no fundo do mar? Eles passam até mesmo o tempo de vida média desses animais que você pensou. Vejam quais são eles:

  • Baleias-da-Groenlândia

As baleias-da-Groenlândia são bastante conhecidas por sua longevidade. Esses animais podem viver por mais de 200 anos! Existem registros de uma fêmea capturada na costa do Alasca com idade estimada entre 115 e 130 anos, mas os cientistas descobriram um espécime de aproximadamente 211 anos!

  • Bodião de rougheye

O bodião de rougheye (Sebastes aleutianus), que também é conhecido como rougheye rockfish, é um dos peixes de maior longevidade. Esse animal pode simplesmente viver por 205 anos. O bodião vive no Oceano Pacífico, cresce até 97 centímetros de comprimento e come animais como peixes menores e camarão.

  • Verme tubular

Os vermes tubulares têm baixa taxa de mortalidade porque, para sua sorte, têm poucas ameaças naturais. Quase não existem predadores para esses animais, além disso, o corpo deles é composto por secreções que servem como proteção. Consequentemente, eles vivem tranquilamente por até 300 anos, como é o caso da Escarpia laminata, uma espécie que habita o fundo do oceano no Golfo do México.

  • Esponja

Agora você vai entender porque o Bob Esponja não envelhece conforme passam os episódios: As esponjas são compostas por colônias de animais e podem viver por milhares de anos. Um estudo publicado na revista Chemical Geology, em 2012, apontou uma esponja da espécie Monorhaphis chuni com aproximadamente 11 mil anos.

  • Água-viva

Vimos animais que vivem muito, mas e se dissermos que existem animais quase imortais? É o caso da Turritopsis dohrnii, uma espécie de água-viva capaz de fazer seus tecidos rejuvenescerem, e, consequentemente, fazerem as fases de vida regredirem. Geralmente essas águas-vivas só morrem quando são comidas por predadores.

  • Hidra

A Hidra é uma espécie de animal de corpo cilíndrico, em forma de pólipo. Ela vive em água doce, preferencialmente em águas limpas e frias. Assim como a Turritopsis dohrnii, também tem o potencial de viver para sempre, uma vez que não mostra sinais de deterioração com a idade, além de suas células se regenerarem frequentemente.

  • Quahog

O Quahog do oceano, ou Arctica islandica, vive no oceano Atlântico. De acordo com o Museu Nacional de Gales, em 2006 foi encontrado um quahog do oceano na costa da Islândia e o animal tinha 507 anos. Ele foi apelidado de Ming, por ter nascido em 1499, período em que a Dinastia Ming governou a China (de 1368 a 1644).

  • Mexilhão-do-rio

Quem poderia imaginar que um mexilhão é um dos animais com maior longevidade no mundo?! Saiba que o mais antigo mexilhão-do-rio (Margaritifera) tinha 280 anos. Este animal é um bivalve que filtra partículas de comida da água. Ele habita águas doces e pode ser encontrado na Europa e América do Norte.

  • Amêijoa-gigante

A amêijoa-gigante é usada como alimento em diversos países asiáticos, principalmente no Japão e alguns países do sudeste asiático, além de ilhas do Pacífico. É um dos moluscos com maior longevidade, podendo chegar a 160 anos.

  • Ouriço-do-mar-vermelho

A espécie Strongylocentrotus franciscanus, ou ouriço-do-mar-vermelho, mede cerca de 20 cm de diâmetro e possui espinhos de até 8 cm. É o maior ouriço do mar que existe! Ele se alimenta de algas e pode ser bem voraz. Além de se destacar pelo tamanho, ele também chama a atenção por viver muito, podendo chegar a 200 anos.

  • Tubarões-da-Groenlândia

Os tubarões-da-Groenlândia (Somniosus microcephalus) habitam as profundezas dos oceanos Ártico e Atlântico. Um estudo de 2016 estimou que esses tubarões podem viver pelo menos 272 anos. Além disso, os pesquisadores chegaram a sugerir que esses animais podem ter até 512 anos!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.