Descubra quais aparelhos são os vilões da conta de energia elétrica


Só no ano de 2021, a conta de energia do brasileiro aumentou cerca de 114%, frente a 48% da inflação. Isso pesou consideravelmente no bolso dos usuários de energia, que agora buscam maneiras de economizar. Nesse sentido, você sabia que alguns aparelhos elétricos podem consumir mais energia do que outros e eles podem ser os vilões da sua conta?

Veja mais em: Desconto na conta de energia para quem reduziu 10% do consumo nos últimos 4 meses está em vigor

Aumento da energia elétrica em 2021

No ano passado, a tarifa de energia elétrica no Brasil subiu mais do que a inflação. De acordo com dados divulgados pela CNN, a energia acumulou cerca de 114%, um valor maior que o dobro da inflação, que chegou a 48%.

O aumento do preço da energia está relacionado com alguns fatores, como a escassez hídrica que atinge as principais usinas hidrelétricas do Brasil. O preço da energia mais o preço dos combustíveis e a alta da inflação atingem diretamente o modo de vida dos brasileiros.

Agora, para 2022, a Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) prevê um aumento de cerca de 20% na tarifa atual. Desta forma, o que resta ao consumidor é buscar maneiras de economizar.

Quais aparelhos são os vilões da conta de energia?

Para saber quais aparelhos são os vilões da conta de luz, é necessário calcular a qual a quantidade de consumo médio de energia. A média desse gasto varia de acordo com o tempo no qual o aparelho permanece ligado.

Para calcular, basta multiplicar a potência do aparelho, dias de uso e horas médias e dividir por 1000. Os aparelhos que demonstraram maior consumo de energia foram ar-condicionado, chuveiro elétrico e fogão elétrico.

Por fim, o ar-condicionado é um dos líderes e, caso ele seja usado por 8 horas por dia, é possível aumentar a conta de energia em cerca de R$150,00. Um preço muito alto somado às contas do final do mês.

Compartilhar: