Descubra quais aparelhos são os vilões da conta de energia elétrica

Alguns aparelhos elétricos podem ser considerados vilões por sua alta necessidade de consumo. Saiba quais são.

Só no ano de 2021, a conta de energia do brasileiro aumentou cerca de 114%, frente a 48% da inflação. Isso pesou consideravelmente no bolso dos usuários de energia, que agora buscam maneiras de economizar. Nesse sentido, você sabia que alguns aparelhos elétricos podem consumir mais energia do que outros e eles podem ser os vilões da sua conta?

Veja mais em: Desconto na conta de energia para quem reduziu 10% do consumo nos últimos 4 meses está em vigor

Aumento da energia elétrica em 2021

No ano passado, a tarifa de energia elétrica no Brasil subiu mais do que a inflação. De acordo com dados divulgados pela CNN, a energia acumulou cerca de 114%, um valor maior que o dobro da inflação, que chegou a 48%.

O aumento do preço da energia está relacionado com alguns fatores, como a escassez hídrica que atinge as principais usinas hidrelétricas do Brasil. O preço da energia mais o preço dos combustíveis e a alta da inflação atingem diretamente o modo de vida dos brasileiros.

Agora, para 2022, a Agência Nacional de Energia elétrica (Aneel) prevê um aumento de cerca de 20% na tarifa atual. Desta forma, o que resta ao consumidor é buscar maneiras de economizar.

Quais aparelhos são os vilões da conta de energia?

Para saber quais aparelhos são os vilões da conta de luz, é necessário calcular a qual a quantidade de consumo médio de energia. A média desse gasto varia de acordo com o tempo no qual o aparelho permanece ligado.

Para calcular, basta multiplicar a potência do aparelho, dias de uso e horas médias e dividir por 1000. Os aparelhos que demonstraram maior consumo de energia foram ar-condicionado, chuveiro elétrico e fogão elétrico.

Por fim, o ar-condicionado é um dos líderes e, caso ele seja usado por 8 horas por dia, é possível aumentar a conta de energia em cerca de R$150,00. Um preço muito alto somado às contas do final do mês.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.