Quais benefícios o Whatsapp pode trazer para o ensino à distância?
Para se adequar à nova realidade da pandemia e do ensino remoto, professores e alunos tiveram que reconhecer a uma ferramenta já presente no nosso dia a dia.
O WhatsApp já faz parte da nossa vida, seja para falar com um amigo ou com o chefe do trabalho. A ferramenta é prática, grátis e de fácil acesso, além de nos permitir fazer ligações, mandar mensagens e fotos, e até mesmo realizar transações financeiras. Mas você sabia que o WhatsApp pode trazer benefícios também para os estudos? Leia agora sobre algumas das vantagens do WhatsApp no ensino à distância.
Leia mais: Estudo aponta dificuldades das escolas rurais no oferecimento do ensino remoto
Como o WhatsApp se tornou uma ferramenta de estudo
O crescente uso de ferramentas digitais foi uma das principais maneiras que conseguimos encontrar para lidar com a pandemia de COVID-19, iniciada em 2019, na China. Nesse momento de distanciamento, nossos maiores aliados para comunicação, trabalho e estudo, foram as redes sociais e a internet.
O WhatsApp, aplicativo de mensagens popularmente utilizado pelos brasileiros, facilitou a troca de informações durante os últimos dois anos. Mas será que esse aplicativo pode trazer algum benefício para o ensino à distância?
O que dizem os especialistas
Segundo pesquisa da UNIVATES, realizada com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental no Amapá, a associação das estratégias pedagógicas de ensino com o uso do aplicativo WhatsApp mostrou ser promissora na relação de aprendizagem.
Ainda, a interação entre o aluno e o professor pode tornar o ambiente digital propício para desenvolvimento de autonomia e protagonismo de crianças de adolescentes, desde que seja estabelecida intervenção do professor. Os resultados do estudo reforçam que a capacidade de se utilizar áudio, imagens, vídeos e o envio de documentos permitem transportar o ambiente físico da sala de aula para a modalidade remota sem grandes perdas.
Quais benefícios os professores e alunos veem na prática?
Diversos professores da rede básica de ensino relatam que a principal vantagem do uso do WhatsApp está em seu fácil acesso e popularidade. Além disso, o WhatsApp permite aproximar professores e alunos, flexibilizando a troca de informações e a construção pedagógica do ensino.
Uma dessas vantagens é a autonomia oferecida pelo aplicativo para que o próprio aluno determine seu horário de estudo, de tirar dúvidas e fazer pesquisas, em qualquer momento ou lugar que esteja.
Dentre as funcionalidades oferecidas pelo aplicativo que se encaixam no contexto de ensino, destacamos: chamadas de voz e vídeo, estreitando os laços professor-aluno; criação de grupos de debate ou de estudos; facilidade de comunicação; acesso sem restrição de local ou horário.
Comentários estão fechados.