Perigo constante: essas são as drogas mais perigosas do mundo

De fármacos prescritos até drogas ilícitas, essas substâncias são as mais perigosas do mundo.

O consumo de drogas, lícitas ou ilícitas, vem aumentando de forma exponencial com o passar do tempo. Haja vista tamanho aumento, é observado também que as overdoses acidentais matam mais que acidentes de carro, por exemplo. Com isso, ainda que algumas sejam consideradas ‘seguras’ é preciso ter noção de que tudo em excesso faz mal, e com essas substâncias não é diferente.

Preparamos este artigo para que você saiba quais são as drogas mais perigosas do mundo e, dessa forma, atente-se ao consumo de tais substâncias. Veja.

Leia mais: ANS regulamenta a cobertura obrigatória por planos de saúde para ESTES medicamentos

Saiba quais são as drogas mais perigosas do mundo

Atente-se a essa lista e evite essas substâncias:

Anti-hipertensivos

O risco do uso de anti-hipertensivos está relacionado a insuficiência renal aguda, problemas cardiovasculares e câncer de próstata.

Colchicina

Utilizada para tratar gota, a colchicina é altamente perigosa devido a sua toxicidade. Caso seja utilizada de forma indevida, pode levar à overdose.

Paracetamol

Possui um potencial enorme para causar problemas hepáticos devido a sua toxicidade. Nos EUA, a cada ano ocorrem cerca de 450 mortes de overdose por paracetamol.

Benzodiazepínicos

Quando utilizados de forma combinada com opióides ou álcool, pode causar vício e a suspensão repentina ocasiona na morte do indivíduo. Além do mais há um grande risco de depressão respiratória.

Opióides semi-sintéticos

Esses fármacos são utilizados para tratar episódios de dores fortes, contudo, pelo fato de serem viciantes, podem causar dependência e consequentemente uso indevido. Além do mais, os opióides semi-sintéticos são famosos pelo efeito adverso hipóxia, que é a falta de oxigênio nas células, e consequentemente no cérebro.

Álcool

Sendo a 3ª principal causa de morte evitável nos EUA, o álcool quando utilizado em excesso pode causar danos ao fígado, rim, além de doenças cardíacas, hipertensão e até mesmo câncer. Além do mais, vale lembrar que o uso excessivo do álcool gera episódios de violência, suicídio e aumenta o risco de acidentes.

Medicamentos para tosse

Tendo o dextrometorfano como ingrediente principal, os medicamentos para tosse, quando utilizados em excesso, podem causar alucinações, intoxicações e dissociações. Além do mais, quando são associados a outras drogas de forma excessiva, causam overdose.

Heroína

A heroína é uma droga ilícita feita de morfina, ou seja, trata-se de um opióide. A dependência causada pela heroína é tão forte que começa em torno de 6 a 12 horas após o uso. No corpo, essa droga danifica os tecidos, infecta o revestimento cardíaco, além de gerar colapso nas veias.

Bromocriptina

Quando utilizada de forma indevida, essa droga pode ocasionar graves problemas para o indivíduo, tais como: hipotensão sistêmica e colapso circulatório.

Cocaína

Trata-se de uma famosa droga ilícita que, em uso crônico, pode levar facilmente à morte. Isso porque, pode levar a convulsões, problemas cardíacos, derrames, hipertensão e falência de órgãos. Haja vista que é uma droga que causa dependência, a suspensão repentina pode ocasionar a depressão, por isso é preciso fazer acompanhamento profissional.

Digoxina

Utilizado para tratamento de doenças cardíacas, esse fármaco vem sendo associado a problemas gastrointestinais graves, além de náuseas e vômitos. Vale lembrar que, quando utilizada em associação com a quinidina, há alto risco de overdose e consequentemente, de morte.

Claritromicina

Este é um antimicrobiano muito utilizado por alérgicos à penicilina. Entretanto, apesar de ser muito bom no combate contra bactérias, esse fármaco pode ocasionar graves problemas cardíacos.

Anticoagulantes

Apesar de necessários para pacientes hemofílicos, os anticoagulantes causam efeitos adversos preocupantes, tais como: embolia pulmonar, derrames, TVP (trombose venosa profunda) e ataques cardíacos. Vale lembrar que o uso de anticoagulantes associado ao uso da aspirina, pode diluir o sangue ocasionando hemorragia.

Clozapina

Fármaco utilizado no tratamento de esquizofrenia, e auxilia na redução do comportamento suicida. Entretanto, pode ocasionar problemas cardíacos, tais como: cardiomiopatia e miocardite.

Antidepressivos

Utilizados no tratamento de transtornos ligados à depressão e distúrbios de humor, esses medicamentos aumentam 33% o risco de morte comparado aos pacientes que não os utilizam, ainda que sejam necessários.

Outro ponto negativo ligado a esses fármacos é o fato de que causam dependência e por isso, a suspensão do uso pode causar abstinência nos pacientes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.