Posso usar qualquer roupa no dia da votação? Confira as regras

As manifestações diretas de voto em vestimentas são proibidas. Saiba mais detalhes.

Todos os anos de eleição (seja qual for), as pessoas têm algumas dúvidas básicas e recorrentes. Podemos dizer que a questão que mais surge entre a população é saber sobre a vestimenta no dia da votação. Será que posso ir de camiseta e chinelo? Quais são as restrições para o dia das eleições? Confira essas respostas a seguir.

Leia mais: Ministério Público notifica candidatos com nomes peculiares na eleição

A vestimenta é livre no dia da eleição?

Não há uma regra que declare especificamente quais roupas são permitidas ou proibidas nas áreas de votação no dia da eleição. A filosofia geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que as pessoas devem agir moralmente, com boa noção.

No entanto, o chefe de seção tem o poder de julgar qualquer coisa que seja contra esse bom julgamento e de intervir perante o juiz eleitoral, se necessário. Desta forma, podemos dizer que não há restrições ao uso de roupas mais casuais, como, por exemplo, chinelo, shorts e regata, mas ainda assim, é aconselhável ter alguma cautela.

É altamente recomendável não entrar na seção de votação vestindo trajes de banho (como sunga, maiô ou biquíni, por exemplo) ou até mesmo sem camisa. Nesses casos, existe o risco de ser notificado pelo chefe de seção e passar por uma tensão desnecessária.

Campanhas eleitorais são proibidas (Boca de urna)

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) informa que no dia da eleição é permitido o protesto individual e silencioso de um eleitor em favor de sua escolha de candidato ou partido político. Em outras palavras, é aceitável usar camisas de candidatos, bem como botões, chapéus e outros itens.

No entanto, é proibido realizar qualquer tipo de campanha durante o horário de votação, incluindo cantar ou entregar camisetas aos eleitores. Por exemplo, um grupo de pessoas vestidas com trajes iguais pode significar um protesto coletivo ou tentativa de intenção de votos a outrem.

Curiosidade importante: você pode levar uma “cola”

É permitido e super válido levar aquela “cola” com o número dos candidatos na hora de votar. Ter esse auxílio para te lembrar dos seus candidatos vai gerar uma otimização de tempo na seção. No entanto, mantenha essa nota no papel, pois o uso do celular é proibido.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.