O cacau e suas utilidades; são tantas que você nem imagina!

Venha descobrir como o cacau auxilia na fabricação do chocolate.

O cacau é um fruto popularmente conhecido devido à sua polpa adocicada e por sua semente, a qual é utilizada na fabricação do chocolate. As sobremesas de fato não seriam as mesmas sem o leite e chocolate escuro, e isso acaba criando uma dúvida muito frequente de como o produto é feito e se a fruta de cacau tem realmente gosto de chocolate.

Sendo assim, no artigo de hoje vamos tirar essas dúvidas, explicando como ele é feito e dizendo quais são as utilidades do cacau.

Leia mais: Chá de cacau é bom para concentração e ainda é um ótimo antioxidante

A fruta de cacau tem realmente gosto de chocolate?

A produção de chocolate começa com as cacaueiras – árvore que dá origem ao fruto do cacau. Tais árvores produzem grandes vagens com feijões escondidos dentro de sua polpa branca. Elas são divididas em quatro espécies, sendo estas:

  1. Crioulo: feijão raro e de alta qualidade;
  2. Forastero: conhecido por seu sabor de chocolate pronunciado;
  3. Trinitário: feijão que é embalado com sabor e fácil de colher;
  4. Nacional: possuem dificuldade em se desenvolver, por serem tão propensos a doenças.

Para colher os grãos de feijão, eles precisam ser retirados de suas placentas – o processo responsável por isso é a fermentação, que também dá ao chocolate o seu sabor característico e complexo. Após esse processo, os grãos passam por uma secagem natural no sol e depois são assados para suavizar sua acidez e eliminar algumas bactérias presentes que são prejudiciais à saúde.

Depois desse processo completo, as cascas que envolvem os grãos são retiradas e eles podem ser misturados com o açúcar. Após isso, os grãos são temperados – processo que garante ao chocolate um sabor mais suave. E logo em seguida, o chocolate derretido é colocado em formas, formando assim a barra de chocolate. Após todo esse processo, é possível obter o sabor do chocolate. Mas será que se você não seguir os mesmos passos, você consegue obter esse mesmo sabor de uma vagem de cacau?

O fruto é composto por uma polpa branca – a qual é caracterizada por ter um sabor doce que lembra o de uma manga – e por grãos de feijões, que quando são consumidos crus possuem um gosto intenso, amargo e um pouco terroso. Esses grãos têm um leve sabor de chocolate amargo, por isso, se você for consumi-lo de forma natural, o ideal é que  o faça junto com a polpa, obtendo assim um melhor equilíbrio dos sabores do chocolate amargo e de manga doce.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.