Confira as vantagens do abacate em uma dieta equilibrada

São inúmeros os benefícios que nos fazem perceber a necessidade do abacate em nossa alimentação. Saiba mais.

O abacate é um alimento que já foi muito criticado por seu teor de gordura, mas você sabe dos seus benefícios? Essas gorduras presentes no abacate são de maioria monoinsaturada, ou seja, elas são boas para nossos corpos. Além disso, contém muitos outros benefícios, como fibras, várias vitaminas, potássio e cobre. Confira a seguir quais são os benefícios do abacate em uma dieta equilibrada!

Leia mais: Se o abacate é calórico, não seria melhor comer uma fatia de bolo?

Diminui a pressão arterial

Consumir abacates pode ajudar a baixar a pressão arterial devido ao potássio presente nessa fruta. Vários estudos mostram que a alta ingestão desse nutriente reduz a pressão porque ajuda a tonificar os vasos sanguíneos.

Reduz o colesterol

A ingestão de abacate ajuda a combater o colesterol ruim (LDL) no organismo porque contém gorduras insaturadas, que atuam reduzindo a absorção do colesterol no intestino e a síntese no fígado.

Dessa forma, essa fruta em sua dieta ajudará no controle do colesterol ruim e, consequentemente, aumentará o colesterol bom (HDL), além de diminuir os níveis de triglicerídeos no organismo.

Faz bem para o coração

Como já foi mencionado, o abacate é um alimento rico em gordura monoinsaturada, o que o torna benéfico para o coração. Assim, ajuda a reduzir o colesterol ruim no corpo e a baixar a pressão arterial, que são fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Diminui o cortisol

Esta fruta contém um antioxidante chamado glutationa, que, de forma natural, é produzida pelo corpo. Assim, consumindo abacates, uma pessoa pode reduzir o cortisol, que é conhecido como o “hormônio do estresse”. Esta fruta também ajuda a controlar a ansiedade por ser rica em potássio e lítio, ajudando também a garantir uma boa noite de sono.

Melhora a digestão

Frutas como o abacate são excelentes fontes de fibra solúvel, que ajuda a regular a função intestinal. Além disso, as gorduras monoinsaturadas nos alimentos também podem ajudar a lubrificar as fezes.

Dessa forma, após a realização de pesquisas, percebeu-se que as pessoas que consomem regularmente essa fruta sofrem menos com a constipação, visto que o abacate facilita todo o processo de evacuação.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.