Próximas datas para a liberação da restituição do Imposto de Renda 2022

As próximas datas de restituição do Imposto de Renda foram incluídas no calendário oficial da Receita Federal. Saiba mais!

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR) 2022 terminou e o pagamento das restituições começou no final de maio. Portanto, quem comprovar que pagou mais do que o necessário em impostos ao longo de 2021 tem direito à restituição. Ao todo, são cinco lotes de lotes de pagamento, sendo que dois já foram emitidos para os contribuintes. Confira mais informações das próximas datas para a liberação da restituição do Imposto de Renda 2022.

Leia mais: Como resolver o problema do CPF bloqueado por não declarar o Imposto de Renda?

As duas primeiras parcelas foram pagas para cerca de 7,63 milhões de brasileiros, segundo dados da Receita Federal. Consultar seu status é bem fácil, visto que isso pode ser feito pelo site ou até mesmo pelo aplicativo da Receita.

Algumas pessoas não recebem a restituição

Nem todos que fizerem a declaração vão receber o pagamento. A realidade é que existem algumas pessoas que têm que pagar impostos. Porém, aqueles que obtiverem créditos na lista da Receita receberão ao longo de 2022, dependendo do cronograma.

Além disso, o cálculo do valor a pagar ou a receber pela Receita é feito automaticamente, assim que uma pessoa envia sua declaração de IR por meio de um programa próprio. Assim, ao final da declaração, o cidadão já saberá se há valores a serem recebidos ou a pagar.

Datas das restituições

Existe uma prioridade para a realização dos pagamentos das restituições, sendo ela composta por: pessoas com deficiência, idosos, falecidos, pensionistas e também os professores.

Além disso, existem também os chamados lotes residuais, que são aquelas pessoas que ficaram na malha fina em relatórios de anos passados, porém já estão de acordo com a legalidade novamente.

Os próximos lotes serão pagos de acordo com a data da declaração do Imposto de Renda. Assim, quem declarou mais cedo tem prioridade no pagamento.

Confira a seguir as próximas datas de restituição do Imposto de Renda, conforme o calendário oficial da Receita Federal:

  • 29 de julho;
  • 31 de agosto;
  • 30 de setembro.
Observação: O pagamento da restituição do IR é automático. Logo, o dinheiro cai na conta indicada pelo contribuinte no momento da declaração.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.