Criança pode beber café? Pediatras alertam sobre o perigo da bebida
Médios não indicam a cafeína para crianças de até 12 anos, apesar de algumas já mostrarem contato com a bebida desde muito novas. Venha entender o porquê.
Uma das bebidas mais adoradas e consumidas no mundo todo, por pessoas em qualquer faixa de idade, é o café fresco. É por isso que muito tem se pesquisado sobre os seus benefícios e também efeitos no indivíduo. Sabia que muitos profissionais da saúde não recomendam que crianças tomem a bebida? É preciso mantê-las longe dela.
Leia mais: Café já foi banido em vários países no mundo
Por que não devo oferecer café para crianças?
Muitos pediatras não recomendam que os pais deem café, chás, energéticos e refrigerantes para as crianças, ao menos não até que elas tenham 12 anos. Contudo há mães que fazem o oposto e dão essas bebidas aos seus pequenos com certa frequência. Veja a seguir alguns dos malefícios delas para os jovens:
- Aumento da taxa de batimentos cardíacos;
- Pressão sanguínea mais alta;
- Provoca refluxo;
- Causa ansiedade e insônia.
Como resultado, à medida que crescem, o corpo deles pode lidar com mais cafeína, pois se sentirão mais metabolizados. Agora uma criança pequena ou que tenha problemas cardíacos, convulsões e outras questões de saúde semelhantes pode ser mais sensível à cafeína.
Sendo assim, não é uma boa ideia teimar. O consumo começa, muitas vezes, com uma criança pequena pedindo uma pequena quantidade de café depois de observar adultos e irmãos mais velhos bebendo, dando a impressão a ela de que é bom. O jovem fica com a ideia de que aquela é uma “bebida de adulto”.
Evite dar cafeína para o seu filho de qualquer maneira
Ainda que ele peça para experimentar ou que deseja tomar um leite com algum outro sabor, não deixe que isso seja com o café. As crianças pequenas estão acostumadas com o sabor do leite e raramente não vão gostar de tomá-los puro. Dessa forma, sempre negue o pedido do seu filho de experimentar café, chá ou refrigerante e energéticos até os 12 anos. Busque sempre por outras alternativas para que não cause nenhuma dependência.
Substitutos para o café
Se for o caso de o seu filho realmente rejeitar o leite puro, busque por outras soluções que não envolvam a cafeína. Confira a seguir uma pequena lista de sugestões que pode fazer toda a diferença:
- Coloque um pouco de canela;
- Tente pôr essência de baunilha para mudar o gosto;
- Dê uma requentada para ver se eles preferem assim;
- Por fim, você pode tentar dar um suco natural.
Comentários estão fechados.