Conheça os três piores botnets da década
Nos últimos 10 anos, eles se tornaram conhecidos pela propagação alta e por serem muito prejudiciais.
Os botnets atacam usuários individuais, empresas e até países inteiros. Embora inúmeros botnets tenham se espalhado na nuvem, a grande maioria são apenas variantes. Dentre suas variações, alguns se destacam pelos danos que podem causar e pelo número de sistemas infectados. Confira a seguir mais informações sobre quais são os três piores botnets da década.
Leia mais: Malware Chrome Loader pode estar ameaçando a segurança do seu computador
A maioria dos malwares hoje em dia são “desarticulados”, já são bem conhecidos e facilmente bloqueados pelos programas de antivírus, e só têm potencial para se tornar uma nova ameaça se forem feitas alterações em seu código original. Porém, outros ainda estão ativos e podem causar muitos danos.
O que é Botnet?
Um botnet é uma rede de computadores infectados que pode ser controlado remotamente e forçado a enviar spam, espalhar malware ou realizar ataques DDoS (Distributed Denial of Service, em inglês) sem o consentimento do proprietário do dispositivo alvo.
Os 3 piores Botnets na última década
1. Rustock
O Rustock, descoberto em 2006 (possivelmente na Rússia), se propagou como um cavalo de Tróia, infectando documentos baixados da Internet ou recebidos como anexos de e-mail. Os dispositivos afetados enviavam mais de 20 mil mensagens de spam a cada hora quando estavam ativos. Ele foi desarticulado pela lei dos Estados Unidos em colaboração com a Microsoft, FireEye e a Universidade de Washington.
2. Storm
Praticamente desarticulado, o Storm, descoberto em 2007, foi de longe o maior e mais difundido botnet. Tinha a facilidade de vender ou alugar para outras pessoas, especialmente com seus recursos de DDoS. O spam facilitou muito sua disseminação, mas seus invasores também o distribuem quando baixados em sites populares infectados, tornando os downloads um fator importante na infecção.
3. Cutwail
Em seu auge, descoberto também em 2007 (provavelmente russo), o Cutwail foi responsável por quase metade de todo o spam na Internet, enviando 74 bilhões de mensagens do tipo todos os dias. Atualmente ele ainda está ativo e disponível para aluguel.
Comentários estão fechados.