Qual a diferença de raiz tuberosa, tubérculo e bulbo?
Enquanto os tubérculos acumulam energia no caule, as raízes tuberosas guardam em suas raízes, e o bulbo também acumula nutriente no caule.
Se você não sabe qual a diferença entre raiz tuberosa, tubérculo e bulbo, esse artigo foi escrito pensando em você. Continue lendo para entender as diferenças entre eles, e as características de cada um.
A principal diferença entre tubérculo, raiz tuberosa e bulbo está em qual parte da planta se desenvolve para acumular energia.
Os tubérculos acumulam no caule, como é o caso da batata e do inhame, já as raízes tuberosas guardam energia em suas raízes, e temos como exemplo a cenoura e a beterraba. O bulbo, por sua vez, também acumula os nutrientes no caule, mas possui um formato diferente e achatado, como a cebola e o alho.
Tubérculo
Tubérculos são os vegetais onde o caule é a parte desenvolvida, para acumular nutrientes, sendo essa parte desenvolvida que nos serve de alimento. Eles possuem um caule subterrâneo, em formato geralmente arredondado e hipertrofiado, para acumular mais nutrientes.
Já as raízes do tubérculo são responsáveis por fixá-lo ao solo, e não acumulam nutrientes, apenas absorvem e conduzem. Os exemplos mais conhecidos de tubérculos são a batata-inglesa, o inhame e o cará.
Raiz tuberosa
São aquelas que crescem debaixo da terra. Seus nutrientes se acumulam dentro da raiz, e seu caule fica parcialmente acima da superfície. As raízes tuberosas mais comuns são os rabanetes, beterraba, batata-doce, cenoura e mandioca.
Bulbo
Os bulbos também desenvolvem e acumulam energia em seu caule, no entanto, diferente dos tubérculos possuem um formato achatado, chamado de prato. Os exemplos mais conhecidos de bulbo são a cebola e o alho.
Leia também: Plantas Terrestres, Aquáticas e Aéreas
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.