Qual a melhor idade para iniciar o aprendizado do inglês?
Decidir quando introduzir a língua inglesa na vida de uma criança pode ser crucial para não comprometer a alfabetização em português.
O aprendizado da língua inglesa tornou-se uma prioridade para muitos pais que desejam abrir portas para seus filhos em várias áreas, como música, estudos e, principalmente, no mercado de trabalho.
A questão que surge é: quando é o momento ideal para começar esse aprendizado? Essa dúvida é comum entre as famílias que se preocupam com o impacto do bilinguismo no desenvolvimento infantil.
A coordenadora do curso de Letras – Língua Inglesa da PUCRS, Aline Fay, afirma que não existe uma idade específica para iniciar o aprendizado do inglês. No entanto, iniciar cedo pode trazer benefícios cognitivos significativos.
Sobretudo, ela esclarece que as crianças possuem uma capacidade cerebral notável, permitindo-lhes aprender múltiplos idiomas sem dificuldades.
Em paralelo, estudos mostram que aprender uma segunda língua pode ser vantajoso ao longo da vida, inclusive retardando o aparecimento de doenças como o Alzheimer. Além disso, crianças bilíngues com dislexia tendem a se sair melhor em comparação àquelas que falam apenas uma língua.
O inglês pode – e deve – ser introduzido ao ensino fundamental das crianças – Imagem: reprodução
Benefícios do aprendizado precoce
Crianças expostas a mais de um idioma desde cedo desenvolvem habilidades linguísticas de maneira simultânea, beneficiando-se da neuroplasticidade. Segundo especialistas, não há custos significativos associados ao aprendizado múltiplo de línguas.
O uso frequente e contextual de um idioma é essencial para a aprendizagem eficiente. Os pais podem ajudar ao fazer comparações entre línguas, mostrando, por exemplo, como “A de amor” pode ser “A de apple” com uma sonoridade diferente.
Em resposta à crescente demanda, escolas bilíngues e cursos extracurriculares têm surgido em diversas cidades.
A Baby Free Play, localizada em Porto Alegre, por exemplo, oferece aulas de inglês para crianças dos seis meses aos sete anos, incentivando o desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais por meio do idioma.
A experiência de famílias bilíngues
Luciana Ratto, proprietária do Studio Luka Ratto, acredita na importância do interesse infantil pelo idioma inglês. Seus filhos iniciaram o aprendizado do inglês desde pequenos, o que reforça seu compromisso com a educação bilíngue por meio de cursos extracurriculares.
Mariana Bortolini, mãe de duas crianças, defende que a exposição precoce ao inglês incentiva o interesse pelo idioma. Segundo ela, saber inglês deixou de ser um diferencial e se tornou uma habilidade básica essencial no mundo atual.
Por tudo isso, fica claro que o estímulo planejado e controlado ao inglês só traz benefícios às crianças. Os pequenos podem ter seus primeiros contatos com o idioma estrangeiro por meio de atividades lúdicas, ainda na alfabetização.
Além disso, é válido desmistificar a ideia de que aprender inglês em consonância com o português é prejudicial para o aprendizado da língua materna.
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