Qual a temperatura ideal do ar-condicionado? Anvisa dá veredicto
Regulagem simples evita, inclusive, um aumento na conta de energia.
Com a nova onda de calor que atravessa o Brasil, ar-condicionado passou de ser um item de luxo para um item de necessidade em alguns locais do país. Afinal de contas, termômetros marcaram mais de 40ºC e a sensação térmica superou os 50ºC. Entretanto, o uso e as configurações do eletrodoméstico ainda são um tanto quanto polêmicas, já que ninguém fala qual é a temperatura ideal para o ar-condicionado.
Leia mais: ESTA é a verdadeira utilidade do ar frio do secador – não erre mais!
Se o calor está alto, a tendência é colocarmos na temperatura mais baixa possível. No entanto, isso causa um aumento na conta de energia – também tem lá seu impacto no meio ambiente. Então, fica a dúvida: como equilibrar todos estes fatores e ainda assim resfriar nossa casa?
Qual a temperatura ideal para o ar-condicionado: Anvisa tem a resposta
Se ninguém nunca falou antes, ela vai falar! A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontou que a temperatura ideal para ar-condicionado, em ambientes fechados, deve ser entre 20ºC e 26ºC. Nem mais, nem menos.
A informação, segundo o site TechTudo, é baseada em estudos que sublinham o conforto térmico para nós, mamíferos, nestas temperaturas. Entretanto, há vários outros fatores que devem ser levados em consideração.
Por exemplo, a potência de um ar-condicionado deve estar em conformidade com o tamanho do ambiente em que ele está. Conforme a maioria dos fabricantes, o ideal é uma média de 600 a 800 BTUs para cada metro quadrado do cômodo.
Temperatura ideal para dormir
Muita gente usa ar-condicionado na hora de dormir, para ter uma temperatura mais amena que possibilite um descanso mais reparador. No entanto, temperaturas muito baixas podem ser tão incômodas quanto as temperaturas muito altas. O ideal é manter o aparelho entre 22ºC e 25ºC, já que, de madrugada, é natural que o termômetro marque números mais baixos.
No entanto, quando falamos de bebês, é preciso tomar cuidado especial. O ar-condicionado, por si só, deixa o ar mais seco – o que piora quando ele está regulado em temperaturas baixas. Isso pode causar ressecamento nos olhos, na pele e nas vias respiratórias da criança.
E a conta de luz?
A pergunta de um milhão de reais (quase que literalmente)! O gasto de energia elétrica aumenta muito quando o ar-condicionado está em temperaturas muito baixas (abaixo de 19ºC, aproximadamente). Este esforço extra para refrigerar ainda mais o ambiente resulta em uma conta mais cara.
Então, recomenda-se deixar o aparelho entre 20ºC e 25ºC. Também ajuda muito comprar um ar-condicionado inverter.
Comentários estão fechados.