Qual é a diferença entre EJA, CEEJA e ENCCEJA?

Nunca é tarde para voltar a estudar, conheça as diferenças entre EJA, CEEJA e ENCCEJA e consiga a certificação do Ensino Fundamental e Médio.  

Os jovens e adultos que não iniciaram ou concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade adequada, de acordo com a legislação brasileira, podem conseguir certificação nessas etapas da escolaridade por meio de cursos e avaliação voltadas à modalidade de ensino.

São três categorias:

EJA (Educação para Jovens e Adultos)

Por meio da modalidade EJA é possível concluir tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio. Se trata de aulas presenciais, de segunda à sexta-feira, ou à Distância (EAD) da rede escolar pública brasileira e adotada por algumas redes particulares.

Para cursar o EJA na modalidade ensino fundamental você precisa ter a partir de 15 anos e  para se inscrever nas aulas para obter certificação no Ensino Médio é necessário ser maior de 18 anos. O prazo de conclusão do curso é de 2 anos para o fundamental e 18 meses para o médio.  

CEEJA (Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos)

Já o CEEJA também tem o objetivo de certificação de conclusão no fundamental e no médio, porém o modelo possibilita que estudantes maiores de 18 anos se inscrevam para as aulas de Ensino Fundamental.

O CEEJA tem como alvo estudantes de idades superiores a 18 anos, e o programa possibilita a presença flexível em sala de aula, dessa forma o jovem ou adulto consegue adaptar a rotina de estudo, a de trabalho e outras atividades. Funciona assim: a matrícula é feita por disciplina, o aluno recebe no início do curso material didático e um plano de estudos feito pelos professores.

O material é feito para os alunos estudarem em casa, sendo que eles podem ir até o centro de educação  para tirar dúvidas e receber orientações quantas vezes quiser. A lei determina que o aluno compareça ao menos uma vez por mês. Isso pode ocorrer em um dos três turnos: manhã, tarde ou noite.  As instituições também oferecem oficinas e palestras e realizam avaliações parciais e finais.

ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos)

O ENCCEJA  trata-se de uma avaliação aplicada anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para certificação do Ensino Fundamental e Médio. A prova é a principal forma de jovens e adultos (moradores do Brasil e exterior) concluírem seus estudos.

Entre as edições de 2009 e 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os participantes poderiam usar suas notas para conseguir certificado de conclusão do Ensino médio. A partir do Enem 2017 isso não é mais possível, pois o Ministério da Educação (MEC) decidiu que ENCCEJA é mais adequado para esse propósito.

As disciplinas que caem na avaliação são as seguintes de acordo com a certificação de ensino que você deseja conseguir:

Para o Ensino Fundamental:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • Historia e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Para o Ensino Médio:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Na prova, também é pedido a produção de um texto, redação, em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

Quem é aprovado no ENCCEJA recebe um certificado verdadeiro, emitido por órgãos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), como institutos federais e secretarias estaduais de educação. O documento serve para fazer faculdade, prestar concurso público ou fazer curso técnico.

Se você participou da edição anterior e não obteve a nota necessária para passar, poderá fazer a prova novamente  para conseguir o certificado do Ensino Médio. Importante lembrar que quem for aprovado no ENCCEJA tem inscrição gratuita para o Enem. 

Após aprovado no Encceja, o participante deverá procurar a Secretaria de Educação ou o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia indicado no ato da inscrição da prova, para conseguir  a certificação. Não é responsabilidade do Inep emitir esses documentos.

Aqueles que não atingirem o desempenho necessário para obter o certificado ainda podem solicitar, através das mesmas instituições citadas acima, para obter o atestado parcial de conclusão nas áreas de conhecimento nas quais atingiu a nota necessária. A partir disso, o candidato pode prestar novamente o exame ou concluir as demais disciplinas em uma das unidades do CEEJA.

As inscrições no ENCCEJA são gratuitas e divulgadas no Portal do Inep.

Todas as modalidades são voltadas para pessoas que, por algum motivo, não concluíram os estudos mas querem dar seguimento ao aprendizado.

Agora que você já sabe a diferença entre EJA, CEEJA e ENCCEJA e deseja uma certificação do Ensino Fundamental ou Médio, procure orientação em uma escola pública mais perto da sua casa e veja se ela está com inscrições abertas para algumas das modalidades presenciais, ou procure cursos supletivos à distância. E fique atento para as datas de cadastro para o exame ENCCEJA. 

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.