Qual o significado da sigla LGBT?

A sigla diz respeito ao grupo social e vêm sendo alterada ao longo dos anos, recebendo novas variações e grupos pertencentes.

0

A sigla LGBT diz respeito a uma comunidade dita atualmente como minoria social. A definição de minoria não vem, necessariamente, de número populacional, mas sim de direitos na sociedade.

Sendo assim, quando nos referimos à população LGBT estamos falando dos seguintes grupos: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis/Transexuais/Transgêneros.

Evolução da sigla

A sigla já passou por diversas modificações ao longo de seu uso. Anteriormente era apenas GLS, que significava Gays, Lésbicas e Simpatizantes. Entretanto, após discussões de representatividade dentro da própria causa a sigla foi alterada para LGBT.

Isso porque lésbicas e bissexuais se sentiam excluídos na luta, alegando que gays possuíam o protagonismo único dentro do movimento. Deste modo, surgiu a formatação da sigla como conhecemos atualmente.

Mudanças recentes

Apesar de ser popularmente reconhecida como “LGBT”, a sigla está passando por mudanças recentes. Uma delas é acréscimo do grupo ‘Q‘ (queer), formando assim o ‘LGBTQ‘.

Por outro lado, existe a introdução do ‘I‘, de pessoas intersexuais, formando o LGBTI. Existe ainda quem deseja juntar os dois grupos, formando o LGBTQI+.

O que é ‘queer‘?

O significado da palavra é bastante aberto, talvez um dos mais de toda a categoria. Uma pessoa que se considera ‘queer‘, de modo geral, não se considera dentro de nenhum dos grupos sexuais (gays, lésbicas, bi…), assim como de nenhum dos gêneros (homem, mulher…).

Entretanto, isso vai além do que apenas a sexualidade e gênero. Reflete também forma de se vestir, comportar e pensar dentro da sociedade, fugindo assim dos modelos impostos.

O que é ‘Intersexual’?

O termo é relativamente novo, e sugere seres com variação sexual, seja nos cromossomos, gônadas ou órgãos genitais. Neste sentido, existe uma dificuldade na definição no sexo da pessoa.

Além disso, a variação pode incluir características de dimorfismo sexual, tais como: aspectos da voz, membros, face, pelos e formato de partes do corpo.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.