Qual o teto máximo do INSS estabelecido para o ano de 2022?
São poucas as pessoas que atingem o pagamento com teto máximo quando se aposentam pelo INSS. Venha entender como funciona!
Sabemos que a realidade do brasileiro aposentado é que a sua renda, a depender de quanto você recebe, reduz bastante. A renda passa a se moldar em percentuais com base nas suas contribuições ao governo.
Leia mais: Novas regras sobre a prova de vida do INSS; veja o que mudou
Isso ocorre porque o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem um teto, ou seja, um limite de pagamento aos aposentados e pensionistas. Acompanhe a leitura e saiba qual o teto máximo do INSS.
O teto máximo do INSS estabelecido para o ano de 2022
Após um ajuste de 10,16%, o teto subiu para 7.087,22 reais. A aposentadoria com um pagamento alto que nem esse é o sonho de muitos, mas infelizmente não se realiza com muita frequência, pois nem todos conseguem ganhar um valor tão alto como esse.
A cada ano, esse valor é reajustado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que ajusta o poder de compra dos beneficiários do INSS de acordo com a valorização dos produtos e serviços brasileiros e seus impostos.
Ou seja, se houver um aumento muito grande nos valores de produtos e serviços em um ano, o INPC será proporcional a esse aumento, com o objetivo de que os beneficiários do INSS não percam poder aquisitivo.
O que fazer para ter o teto máximo do INSS?
Inicialmente, é muito importante esclarecer que o valor da aposentadoria dos trabalhadores sempre foi calculado com base no pagamento do salário que eles aportavam ao longo de suas carreiras.
No entanto, antes da reforma da previdência, os salários mais baixos dos trabalhadores eram excluídos desta contagem, mas agora são todos utilizados. Uma vez calculado o salário médio, o valor do benefício pode ser conhecido. Agora se usa 60% da média obtida mais 2% da contribuição anual.
Portanto, para que o segurado possa se aposentar e ter o teto máximo do INSS (7.087,22 reais), a contribuição anual atribuída pelo trabalhador deve ser de 20% do valor máximo permitido do INSS.
Comentários estão fechados.