Quanto custa um rim no mercado negro?

Veja o valor de um rim no mercado negro!

Atualmente para ter acesso a algum órgão de forma gratuita é preciso esperar em longas filas de transplantes. Mas há órgãos de cadáveres da funerária que são comercializados de forma ilegal, onde o mais comum é o rim.

Portanto, você sabe quanto custa um rim no mercado negro? Se a sua resposta foi negativa e você tem curiosidade sobre o assunto, acompanhe a leitura deste artigo e entenda mais!

Transplante de órgãos

Conseguir um órgão legalmente não é tão simples como parece, pois normalmente milhares de brasileiros estão na enorme fila para o transplante. Entretanto, a regulação para ter acesso a um novo órgão requer a doação voluntária, regulamentada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais: 10 Mitos e verdades sobre a doação de órgãos no Brasil

Assim, a doação acontece quando existe morte cerebral de pacientes e a definição de quem receberá o órgão é feita com base em alguns fatores. Então entre eles estão a compatibilidade sanguínea, o grau da doença e o tempo de espera na fila.

Muitos órgãos podem ser transplantados, porém o número de adeptos a doação voluntária ainda é baixo. Apesar do comércio de órgãos não ser legalizado, é possível encontrar diversas peças humanas no mercado negro.

Grande parte desses órgãos do comércio ilegal são provenientes de cadáveres de funerárias. Dessa forma, pessoas são pagas para remover partes do corpo do morto sem que a família tenha conhecimento da situação.

Contudo, um dos órgãos mais procurados é o rim. Isso se deve ao fato da considerável quantidade de pessoas com insuficiência renal e as poucas clínicas e hospitais que realizam hemodiálise no país.

Quanto custa um rim no mercado negro

Normalmente um rim saudável custa em média 262 mil dólares, que equivale a mais ou menos 1 milhão de reais no mercado negro. No entanto, esse valor é referente aos Estados Unidos e pode variar conforme as regiões.

Pode ocorrer também o comercio de outros órgãos, como o coração, que custa 119 mil dólares, o fígado valendo 157 mil dólares, e o estômago 508 dólares. Ademais, negocia-se membros do corpo igualmente, como os ombros, mão e antebraço!

Por fim, não se esqueça que essa é uma prática ilegal e a doação de órgãos precisa ser voluntária e não forçada ou coagida. Pois se fosse ao legalmente aceito por lei, a desigualdade social aumentaria ainda mais, já que os mais pobres seriam levados à vender seus órgãos para os mais ricos.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More