Quanto ganha um astrônomo?

O astrônomo é aquele que estuda o universo, seus corpos celestes e suas leis naturais. Confira agora o salário de um astrônomo no Brasil.

0

O astrônomo tem como objetivo a observação do universo e seus fenômenos. Além disso, em seu trabalho o astrônomo procura descobrir os mistérios em torno do surgimento e evolução de todo o cosmos.

Sendo assim, o profissional analisa as composições químicas dos astros, bem como suas características físicas. Portanto, estuda os planetas, asteroides, estrelas, galáxias e cometas e sua disposição no universo.

Curso de Astronomia

Para se tornar um astrônomo é preciso fazer o curso de Astronomia. O curso é de nível superior na modalidade bacharelado. Além disso, dura em média quatro anos.

Infelizmente, no Brasil existem apenas três universidades que oferecem o curso para seus estudantes. Sendo elas a Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Sergipe.

Entretanto, muitos profissionais da área não

Os estudantes de astronomia terão muitas disciplinas das ciências exatas. Isso porque para entender todo o funcionamento do cosmos e seus corpos celestes é preciso estudar os modelos matemáticos e as leis do universo.

Além disso, no exercício de sua função também utilizaram muita tecnologia com computadores de alta precisão, telescópios e câmeras de última geração. Portanto, o manuseio de tais sistemas são ensinados na graduação.

Sendo assim, os alunos do curso terão disciplinas como Física, Estatística, Computação, Mecânica Quântica, Eletromagnetismo dentre várias outras.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os profissionais formados em astronomia é bastante promissor. Isso porque existem mais vagas do que profissionais no mercado. Principalmente visto que apenas três instituições oferecem a graduação.

De modo geral, o astrônomo pode seguir quatro áreas dentro do mercado, são elas a de pesquisa, ensino, divulgação e de telecomunicação. Desta forma, podem trabalhar em observatórios, planetários, escolas e universidades e empresas de tecnologia.

Salário

Embora não existam muitos profissionais brasileiros na área, o salário dos astrônomos é um dos grandes atrativos para a área. A média nacional para a profissão é de R$ 5.369,00.

Além disso, os estados com maior remuneração para os astrônomos são Rio de Janeiro e São Paulo. Sendo que neste último a média salarial do cargo é de R$ 6.054,00.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.