Quanto ganha um Defensor Público?

Descubra Quanto ganha um Defensor Público, saiba qual a média salarial desta profissão tão importante no meio jurídico.

0

De uma forma geral, o que mais impulsiona a escolha de estudantes quanto à carreira profissional são as expectativas salariais, o que não é diferente na área de Direito. Por isso, pesquisar sobre os segmentos desse campo se torna uma condição básica para planejar o seu futuro profissional.

Em se tratando de boa remuneração na área de Direito, é fundamental mencionar o cargo de Defensor Público, que embora tenha muitas responsabilidades e necessite de amplos preparos para atuar no setor, possui umas das melhores propostas de carreira e expectativas de crescimento salarial.

Ma afinal, como fazer para se tornar um Defensor Público?

De antemão, é importante mencionar que o processo para se tornar um Defensor Público não é nada fácil. Antes de ingressar no cargo, é preciso ser aprovado em concurso público de provas de títulos com, pelo menos, dois anos de experiência jurídica.

Bom, até aí já temos um grande desafio, mas outro problema também deve ser enfrentado: a concorrência. Ela aumenta a cada prova de concurso realizada e por isso aqueles que se preparam com antecedência saem em vantagem.

Veja também: Quanto ganha um Advogado?

Para atingir tal objetivo, é importante pensar que todo esforço será recompensado depois que conseguir a tão sonhada vaga. De uma forma geral, os profissionais que assumem esse cargo passaram por pelo menos dois anos de preparação antes de conseguir ser aprovado na prova.

Por isso, ter paciência e um bom planejamento de estudo pode ser uma ótima alternativa para se sair bem. Algumas disciplinas que devem receber uma atenção especial, pois costumam cair bastante nas provas, são:

  • Direito Civil
  • Direito Penal
  • Processo Civil
  • Processo Penal

O que faz um Defensor Público?

O Defensor Público é o profissional responsável por prestar serviços de assistência jurídica para pessoas que não possuem condições financeiras para arcar com este custo. Sendo assim, é sua tarefa defender todo e qualquer cidadão em processo criminal. Além disso, ele pode ingressar com Ação Civil Pública a favor de toda a população.

Veja também: Quanto ganha um Perito Criminal?

O atendimento realizado pelo profissional inclui crianças, adolescentes, idosos, mulheres, deficientes, negros vítimas de preconceito, homossexuais, entre outros.

Os Defensores podem atuar em algumas situações especificas, bem como na saúde, educação, previdência social, assistência social, moradia, liberdade, ações coletivas, FGTS, entre outros casos.

Salário de um Defensor Público

E aí, vamos aos números? Bom, a princípio é importante informar que a remuneração oferecida para esse profissional pode variar de Estado para Estado. Outro fator que influência no salário é o estágio de cada profissional. Aqueles que atuam por mais tempo no cargo recebem salários mais altos.

Para se ter uma noção de salários, vamos ter como base o concurso realizado recentemente pela Defensoria Pública de São Paulo. Foram ofertadas 90 vagas para o cargo e o salário inicial oferecido é de R$ 11.235. No caso do Rio de Janeiro, profissionais que atuam no cargo há mais de 10 anos recebem cerca de R$ 23.000.

Bom, se você quer investir nessa carreira e alcançar uma média salarial atrativa, é importante se dedicar bastante e driblar os concorrentes nos concursos públicos. O Escola Educação deseja boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.