Quanto Ganha um Desembargador?

Os desembargadores passam por um seleto concurso público para a profissão. É de se esperar que seu salário seja de fato um ótimo atrativo.

0

Os interessados no cargo precisam estudar bastante! Isso porque a profissão é uma das mais restritas no país. Deste modo, temos apenas cerca de dois mil desembargadores no Brasil.

Sendo tão exclusiva, não poderia ser diferente, é também um dos cargos mais cobiçados da área de Direito. Sua atuação tem uma grande posição de destaque na sociedade.

O Que faz um Desembargador?

O desembargador é um juiz. Entretanto, de segunda instância. Desta forma, é de seu encargo resolver casos que não conseguiram obter solução pelo juiz de primeira instância.

Sendo assim, a diferença entre o desembargador, com outros juízes, é que sua área de atuação é voltada para os casos da segunda comarca. Portanto, ele trabalha em tribunais de segunda jurisdição.

Os profissionais podem examinar e mudar decisões tomadas pelos juízes de primeira instância. De forma resumida, é como se os juízes de primeira instância cuidassem da maioria das ações judiciais, e os de segunda, de questões maiores.

Portanto, dentre as ações que um desembargador julga, temos questões relacionadas ao julgamento de causas que envolvam a legislação federal, bem como crimes de funcionários do Ministério do Trabalho. Além disso, o juiz realiza concessão ou negação de habeas corpus, dentre outras funções.

Para se tornar um desembargador é essencial ter formação superior em Direito. Outro importante requisito é o concurso público. Sendo assim, é preciso que os interessados passem pela concorrida seleção.

Quanto ganha um desembargador?

O salário de um desembargador é um dos grandes atrativos para a área. Isso porque sua remuneração é de R$ 30.400,00. Entretanto, estamos falando apenas do salário-base.

Desta forma, com os vários outros auxílios que os desembargadores e juízes possuem, como auxílio-saúde, auxílio-alimentação e auxílio-moradia, o valor pode aumentar muito, chegando a mais de R$ 50 mil.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.