Quanto ganha um Designer de Games? Salário e Atribuições

Profissional é responsável pela parte técnica e artística do jogo. Cursos específicos para jogos digitais já existem nas modalidades graduação e técnico.

0

O Designer de Games é o profissional que projeta e desenvolve jogos de vídeo para diferentes plataformas, como videogame, computador, tablet e smartphone. É o responsável por criar e planejar a interface, enredo, arte, animação, interatividade, personagens, níveis e mecânicas do jogo, tornando-o engajador, divertido e interessante para o jogador.

Durante o desenvolvimento de um jogo, o Designer de Games passa por várias etapas, desde o planejamento do jogo em si durante a pré-produção, definindo as regras e o design, até a concepção da arte e da programação do jogo, em que ele determina as configurações da trama, dos personagens e da ambientação

De acordo com estimativa do site Love Mondays, em média, o salário de um Designer de Games é de R$ 4.383, sendo que o salário inicial varia entre R$ 1,2 mil e 1,8 mil.

Como o Designer de Games é o responsável pela parte técnica e artística do jogo, as habilidades de arte e de escrita, a criatividade e o conhecimento de sistemas e linguagens computacionais são essenciais para este profissional. Ele também precisa lidar com conhecimentos multidisciplinares e saber trabalhar em equipe, já que dificilmente vai produzir todo o conteúdo sozinho.

Uma forma comum de ingressar nessa profissão é iniciando a carreira como testador de jogos. Considerada por muitos como a profissão dos sonhos, o testador de jogos é aquele que avalia se a história e os desafios do jogo estão adequados ao projeto proposto e encontra possíveis erros (bugs).

No Brasil

Já existem no Brasil cursos específicos para jogos digitais. A graduação de Design de Games pode ser feita na modalidade bacharelado, com duração de 4 anos. No entanto, existem também cursos técnicos com duração de 2 anos. Em ambos os casos, o aluno pode elaborar diversos jogos durante o curso.

Entre disciplinas que o estudante de Design de Games vai frequentar durante o curso, estão:

  • História dos jogos digitais;
  • Design de personagens e som;
  • Criação de roteiro;
  • Programação para games;
  • Modelagem;
  • Princípios da animação;
  • Animação 2D e 3D;
  • Computação gráfica;
  • Marketing de games.

No entanto, é comum encontrar profissionais que possuem outras formações, como Ciências ou Engenharia da Computação, Sistemas da Informação, Arquitetura ou Design Gráfico, por exemplo, mas atuam como Designers de Games.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.